Topo

Tragédia em Brumadinho

Brumadinho: Veja quem são os mortos após rompimento de barragem da Vale

Alex Tajra, Ana Carla Bermúdez, Lucas Borges Teixeira, Luciana Amaral e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo e em Brasília e Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2019 11h51Atualizada em 01/02/2019 13h36

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, na sexta-feira (25) deixou um rastro de destruição pela região.

Pelo menos 84 pessoas que estavam nas áreas atingidas morreram, enquanto 259 estão desaparecidas, de acordo com o comando das Forças Integradas de Segurança.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que 57 corpos foram identificados, até a última atualização desta reportagem.

Conheça as histórias de algumas das vítimas já identificadas:

Adriano Caldeira do Amaral

Adriano Caldeira do Amaral, morto no rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/Ana Flávia Silva - Reprodução/Facebook/Ana Flávia Silva
Imagem: Reprodução/Facebook/Ana Flávia Silva

Era funcionário da Vale e estava trabalhando na hora do rompimento da barragem. Morador de Belo Horizonte, ele deixa uma mulher e um casal de filhos pequenos.

"Você, pai dedicado, vivia para nós, para a nossa família. E agora, quem vai mimar meus sonhos, os nossos sonhos? Mas não vou me despedir, essa foi a nossa última foto, mas nunca... nunca mesmo será o nosso último encontro", declarou a mulher Ana Flavia, em uma publicação no Facebook. "Vá em paz, continue segurando a minha mão, que eu seguirei aqui firme e com fé."

"Ele não era só nosso cunhado, ele era um irmão pra nós", publicou a irmã da esposa, Ana Paula, também na rede social.

Alano Reis Teixeira

Alano Reis Teixeira, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Alano era funcionário da Vale. Natural de Taguatinga, no Distrito Federal, ele vivia em Belo Horizonte. Casado desde 2006, deixa dois filhos pequenos.

Seu corpo foi enterrado na manhã desta terça-feira (29) no Bosque da Esperança Cemitério Parque, na capital mineira.

Carlos Roberto Deusdedit

Carlos Roberto Deusdedit - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Funcionário da Vale havia dois meses, o serralheiro Carlos Roberto Deusdedit, 47, era o mais velho entre seis irmãos. "Ele perdeu a minha avó muito cedo e ajudou a cuidar dos irmãos", conta a sobrinha Viviane Cristina Dias de Paula, que o descreve como o "alicerce" da família.

"Ele era muito honesto. Com ele não tinha tempo ruim", diz Viviane. Antes de conseguir o emprego na Vale, o serralheiro ficou desempregado por cinco meses. "Ele estava muito feliz, porque demorou um bom tempo para entrar lá", afirma a sobrinha. 

Natural de Contagem (MG), Carlos Roberto deixa a mulher e um filho de oito anos. Na manhã da tragédia, a mulher saiu para trabalhar antes dele, deixando o marido e o filho dormindo juntos. A família, conta Viviane, está "indignada". "Ele saiu para trabalhar, para dar um futuro para o filho. Não foi para roubar ninguém", lamenta. 

Claudio José Dias Rezende

Claudio Jose Dias Rezende, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Natural de Contagem (MG), Claudio era funcionário da Vale havia oito anos e trabalhava no local na hora do acidente. Casado, ele deixa também um filho de cinco anos.

Mércia Dias, mãe de Cláudio, prestou homenagem nas redes sociais nesta terça-feira (29). "É, meu filho, você está deixando saudade em muitas pessoas", publicou ela, com uma série de fotos dele.

"O que nos mantém firmes é a certeza de que em breve vamos nos encontrar e vou poder te entregar aquele abraço que ficou pendente. Olhe por nós dai de cima, que aqui embaixo você sempre será lembrado e carregado em nossos corações! Amamos você", publicou um amigo em umvídeo-homenagem no Facebook.

Cleosane Coelho Mascarenhas

Cleosane Coelho Mascarenhas, morta no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Cleosane - conhecida como Cléo - morava na pousada Nova Estância com o marido, o empresário Márcio Mascarenhas, fundador da rede de escolas de inglês Number One. Oficialmente, Marcio e um dos filhos do casal, que também estava na pousada, continuam desaparecidos, bem como alguns hóspedes. O corpo dela foi identificado nesta segunda-feira (28).

Então cercado de belezas naturais, o estabelecimento era um dos mais mais procurados da região e já havia recebido celebridades como o músico Caetano Veloso e o ator Marcos Veras. Agora, a pousada está destruída.

Daniel Muniz Veloso

 Daniel Muniz Veloso foi uma das vítimas da queda da barragem em Brumadinho, Minas Gerais - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O técnico em eletromecânica Daniel Muniz Veloso havia se casado há pouco mais de três anos.

Natural de Coração de Jesus, cidade localizada a cerca de 460 quilômetros de Belo Horizonte, no norte de Minas Gerais, Veloso tinha 29 anos e trabalhava em uma empresa terceirizada da Vale.

A mulher de Daniel, Meriane Oliveira Costa Muniz, está grávida do primeiro filho do casal.

David Marlon Gomes Santana

David Marlon Gomes Santana, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/David Marlon - Reprodução/Facebook/David Marlon
Imagem: Reprodução/Facebook/David Marlon

David tinha 24 anos, trabalhava para uma empresa terceirizada da Vale e morreu vítima de politraumatismo, segundo dados do IML. Solteiro, ele foi enterrado na manhã de segunda-feira (28) no cemitério Parque das Rosas, em Brumadinho

"Isso aqui é muito difícil, amigo", afirmou Rafael Carlos da Silva, de 21 anos, amigo de David que chegou ao cemitério acompanhado pelo amigo Rafael de Oliveira dos Santos, de 23 anos. "O David foi nosso colega de trabalho", contou Rafael da Silva. De acordo com integrantes da família, o corpo foi resgatado na manhã de domingo.

Djener Paulo Las-Casas Melo

Djener Paulo Las-Casas Melo, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Djener, 31, era operador de máquinas da Vale havia dois anos. Morador de Brumadinho, ele estava noivo de uma empresária da cidade e era fã de motocross.

O jovem seguiu o caminho do pai, também funcionário da Vale, mas que não estava na barragem no momento do acidente. Seu corpo foi sepultado na cidade na tarde do último domingo (27).

"Nossa família está devastada", publicou uma prima da vítima, também moradora da cidade, no Facebook.

Duane Moreira De Souza

Duane Moreira De Souza, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/Duane Moreira - Reprodução/Facebook/Duane Moreira
Imagem: Reprodução/Facebook/Duane Moreira

Manobrador de uma empresa terceirizada pela Vale, Duane, 33, estava em uma operação na barragem na hora do rompimento. Ele morava em Brumadinho e deixa mulher e três filhos, de 15, 13 e 3 anos.

Seu corpo foi enterrado na manhã desta terça-feira (29), no Cemitério Municipal de Brumadinho.

"Em nome de todos os ferroviários, enviamos nossos sentimentos e nossa força à família e amigos de Duane, com todo nosso amor e respeito", publicou MRS Logística, onde trabalhava desde 2017, por meio de nota.

Edgar Carvalho Santos

Edgar Carvalho Santos, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Natural de Nova Viçosa, na Bahia, Edgar Santos, 45, trabalhava como mecânico para a Vale. Ele deixa a mulher, com quem era casado há 16 anos.

Apaixonado por futebol, Edgar também era técnico de um time dos funcionários da empresa em Brumadinho. Seu corpo foi enterrado no Parque das Rosas, na cidade mineira, na manhã desta terça-feira.

"A minha família é só uma de centenas que a Vale destruiu. Não consigo me conformar... Agora fica só a dor e o ódio", protestou uma sobrinha de Edgar, moradora de Serra (ES), onde vive parte da família de Edgar, em sua conta no Facebook.

Edymayra Samara Rodrigues Coelho

 Edymayra Coelho, morta no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Edymayra Coelho, morta no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG)
Imagem: Reprodução/Facebook
???????

Ex-funcionária da Vale e moradora de Brumadinho, Edymayra estava trabalhando no momento do rompimento da barragem, de acordo com familiares. Ainda não se sabe em que local ou circunstância ela foi atingida pelo desastre.

Um de seus tios, Olavo Henriques Coelho, este funcionário da Vale, está desaparecido. Ela deixa o marido Mayron, também ex-funcionário da mineradora, e um filho com pouco mais de um ano.
"Hoje é um dia terrivelmente triste, não apenas para mim, mas para toda família e todos que a conhecem, minha prima. Você partiu de repente, sem aviso, sem um último adeus, e agora ficamos todos sem saber o que fazer com tanta tristeza, com tantas lágrimas, com tanta saudade", lamentou o primo Heberth Henriques, no Facebook.

Flaviano Fialho

Flaviano Fialho, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/Jussara Fialho - Reprodução/Facebook/Jussara Fialho
Imagem: Reprodução/Facebook/Jussara Fialho

Era auxiliar técnico de manutenção da Vale havia um ano e 7 meses e trabalhava no momento do acidente. Ele deixa mulher e dois filhos pequenos.

Nascido em Belo Horizonte, era torcedor do Atlético-MG. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Central de Ibirité, na Região Metropolitana da capital mineira, onde a família mora, na manhã desta segunda-feira (28).

Francis Marques da Silva

Francis Marques da Silva, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/Francis Marques da Silva - Reprodução/Facebook/Francis Marques da Silva
Imagem: Reprodução/Facebook/Francis Marques da Silva

Francis Marques da Silva, de 34 anos era técnico de manutenção de uma empresa terceirizada pela Vale. Morador de Brumadinho, ele deixa a mulher e uma filha pequena.

O mineiro era fã de futebol e apaixonado pelo Cruzeiro. O corpo de Francis foi enterrado na manhã de segunda-feira (28), no cemitério Parque das Rosas, em Brumadinho. 

Jonatas Lima Nascimento

Jonatas Lima Nascimento - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jonatas era natural de Congonhas (MG), cerca de 81 km ao sul de Belo Horizonte, e trabalhava na Vale. Ele deixa um filho e uma filha, ambos crianças.

Em postagem de agosto de 2018 no Facebook, ele aparece abraçando os filhos em uma foto, comemorando o Dia dos Pais e os chamando de "meus amores"

Na rede social, ele demonstrava interesse por música sertaneja, além de jogos infantis para os filhos.

Leonardo Alves Diniz

Leonardo Alves Diniz - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Leonardo morava em Belo Horizonte e era técnico em manutenção na Vale, em Brumadinho, havia 10 anos. Ele deixa mulher e um filho de oito anos. Torcedor do Atlético Mineiro, gostava de assistir às partidas do time com o menino.

"Ele foi um exemplo não só para mim, mas exemplo de pai, filho, esposo. Ele foi muito querido por todos. A prova foi hoje no velório. Muitas pessoas estavam lá. Era uma pessoa positiva. Em todas as fotos está sorrindo. A fé e a alegria dele em Deus são o legado que vamos levar", relatou uma afilhada de Leonardo ao UOL. Ela preferiu não se identificar. Segundo ela, o técnico em manutenção deveria estar de folga na sexta, mas, pela manhã, foi chamado para uma reunião no setor administrativo e foi trabalhar.

Ao saber do desastre, a família de Leonardo ligou para a Vale em busca de informações, mas não receberam orientação precisa. "Enrolaram a gente e aí fomos ao IML [Instituto Médico Legal]. E cada parente foi para um hospital. Não colocaram o nome dele porque ele não poderia estar trabalhando. Conseguimos às escondidas, com um conhecido, a informação de que o corpo dele estava no IML. A Vale omitiu as informações no tocante às responsabilidades que tinham", declarou ao UOL.

Marcelle Porto Cangussu

Marcelle Cangussu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Primeira vítima identificada após o rompimento da barragem, a médica Marcelle Porto Cangussu completou 35 anos um dia antes da tragédia de sexta. Especialista em medicina do trabalho, ela fez aniversário no último dia 24. 

Funcionária da Vale desde 2015, Marcelle estava trabalhando no momento em que a barragem se rompeu. A onda de rejeitos que despencou destruiu a estrutura da área administrativa da empresa. 

Além de trabalhar na Vale, a médica também atuava no Hospital Público Regional de Betim (MG). Ela se formou na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Entre seus interesses no Facebook, constam páginas em defesa dos direitos dos animais, associações médicas e grupos musicais.

Marcelo Alves de Oliveira

Marcelo Alves de Oliveira, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook  - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Engenheiro nascido em Santos, no litoral sul de São Paulo, Marcelo, 46, havia se mudado há poucos meses para Brumadinho.

Ele foi contratado para trabalhar na obra de uma empresa terceirizada pela Vale.

Seu corpo foi encontrado no último sábado (26) e enviado para a Baixada Santista para ser enterrado.

Maurício Lauro de Lemos

Mauricio Lauro de Lemos, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook/Juliana Lemos - Reprodução/Facebook/Juliana Lemos
Imagem: Reprodução/Facebook/Juliana Lemos

Era motorista, tinha 52 anos e trabalhava havia seis meses em um projeto na barragem da Vale por meio de uma empresa terceirizada. Ele deixa mulher e uma filha.

De acordo com o irmão, Marcelo, o corpo de Maurício foi encontrado num local que fica na frente de onde funcionava o refeitório da Vale, destruído pela avalanche de lama, e identificado no IML (Instituto Médico Legal) por meio das digitais. "Foi uma tragédia anunciada", disse a filha Juliana, durante o enterro do pai no cemitério Parque das Rosas.

"Saudade já grita aqui no peito", declarou a amiga Daniela Teles, moradora de Brumadinho, através das redes sociais.

Ninrode de Brito Nascimento

Ninrode De Brito Nascimento, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Engenheiro, Ninrode havia sido transferido pela Vale para a unidade de Brumadinho há pouco mais de três meses. Ele estava trabalhando na barragem na hora do rompimento.

Natural de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, ele deixa mulher e uma filha pequena. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Parque Senhora da Paz, em sua cidade natal, no começo da tarde desta terça-feira.

"Era meu primo, mas tinha como um irmão de sangue", lamentou Rodrigo Nascimento, no Facebook. "Ninrode foi aluno do Cadi [Colégio Adventista de Ipatinga] e era querido por todos nós! Muito sentida com sua partida tão precoce e de maneira trágica", comentou também uma ex-colega.

Wanderson de Oliveria Valeriano

Wanderson Valeriano, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Wanderson Valeriano, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG)
Imagem: Reprodução/Facebook
???????

Wanderson, de 35 anos, era funcionário da Vale e estava trabalhando no momento em que a barragem rompeu. Natural de Barbacena (MG), onde deverá ser enterrado, ele deixa mulher e três filhos.

O mineiro recebeu diversas homenagens nas redes sociais. "Você, meu amigo, fez seu papel aqui na terra. Construiu sua família, fez amigos, mas infelizmente Deus te recolheu. Vai em paz porque Deus tem um lugar especial para você", publicou um amigo no Facebook.

Wanderson Soares Mota

Wanderson Soares Mota, morto no rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Wanderson, 32, trabalhava como mecânico na Vale. Natural do município de Filadélfia, no Tocantins, ele morava em Brumadinho, onde fez faculdade, há dez anos. 

Ele era casado e fã de motociclismo. Seu corpo deve chegar à cidade natal, a quase 500 km de Palmas, na próxima quinta-feira (31) para ser enterrado na sexta-feira (1º).

Wellington Campos Rodrigues

Wellington Campos Rodrigues foi uma das vítimas da barragem de Brumadinho (MG) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Nascido em Bom Despacho (MG), Wellington trabalhava como analista de suporte para uma terceirizada contratada pela Vale. Ele era pastor e deixa mulher e três filhas.

Em sua última publicação em uma rede social, em dezembro de 2018, ele agradece os cumprimentos dos amigos pelo seu aniversário.

"Obrigado a todos os amigos que tiraram um pouco do seu tempo para me felicitar. Este é o maior presente: ter amigos", escreveu.

Willian Jorge Felizardo Alves

Willian Jorge Felizardo Alves - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Willian Jorge era funcionário da Vale em Brumadinho.

Segundo publicações de conhecidos seus em uma rede social, seu sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (27) no cemitério da Paz, em Belo Horizonte.

Outras vítimas já identificadas são:

  • Alex Rafael Piedade
  • Anailde Souza Pereira
  • Andre Luiz Almeida Santos
  • Camila Santos De Faria
  • Cristiano Vinicius Oliveira De Almeida
  • Djener Paulo Las-Casas Melo
  • Ednilson dos Santos Cruz
  • Eliandro Batista de Passos
  • Eudes José de Paula
  • Fabricio Henriques da Silva
  • Janice Helena Do Nascimento
  • João Paulo de Almeida Borges
  • Luiz de Oliveira Silva
  • Moisés Moreira Sales 
  • Reinaldo Fernandes Guimarães
  • Renato Rodrigues Maia
  • Ricardo Eduardo da Silva
  • Robson Máximo Gonçalves
  • Roliston Teds Pereira
  • Thiago Mateus Costa
  • Wellington Alvarenga Benigno
  • Wiryrlan Vinicius Andrade de Souza

A lista será atualizada assim que novos nomes forem confirmados.

Tragédia em Brumadinho