Topo

Tragédia em Brumadinho

Governo federal vai cobrar da Vale conta de operação em Brumadinho, diz AGU

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

02/02/2019 16h20

A AGU (Advocacia-Geral da União) divulgou nota neste sábado (2) informando que vai cobrar da mineradora Vale os custos operacionais e logísticos do governo federal com o rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. 

Não foi informado o valor estimado gasto até o momento.

"Absolutamente todo o gasto que o governo federal tiver por conta do desastre de Brumadinho é passível de cobrança judicial pela AGU em face da Vale", diz o advogado-geral da União, André Mendonça no comunicado. 

"Então toda a mobilização do Exército, da Defesa Civil, dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, isso vai ser computado e vai ser passível de cobrança judicial por parte da União, das autarquias e fundações em relação à empresa Vale", afirmou.

Neste sábado, uma comitiva formada pelo procurador-geral da União, Vinícius Torquetti, procurador-geral Federal, Leonardo Silva Lima Fernandes e o advogado-geral visitou o local da tragédia. O grupo também se reuniu com o governador do estado, Romeu Zema, e com o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo.

Segundo Mendonça, a AGU está à disposição do governo para adotar as medidas cabíveis. Ele enfatizou que a solução extrajudicial é mais rápida, uma vez que na Justiça há possibilidade de recursos, o que torna a tramitação mais lenta.

Tragédia em Brumadinho