Em Nova Lima, 110 pessoas são evacuadas após alerta da Vale em barragem
Pelo menos 110 pessoas foram retiradas de áreas próximas à barragem B3/B4 da mina Mar Azul da Vale, no distrito de Macacos, em Nova Lima (MG), informaram a empresa e o Corpo de Bombeiros. A evacuação realizada ontem é a terceira da companhia desde o desastre de 25 de janeiro.
Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos Bombeiros, a empresa contratada para realizar uma auditoria no local alertou para riscos da barragem.
"A variação se deu por diferente interpretação dessa empresa dos parâmetros de análise. A barragem possui laudo de estabilidade", disse Aihara.
Ele ainda explicou que, além da evacuação, a área foi isolada e os moradores da região foram cadastrados pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente, está sendo preparado um plano emergencial de evacuação e uma vistoria para verificação de instrumentos da barragem.
Os bombeiros ainda afirmaram que as equipes permanecem no local para monitoramento em tempo real. Hoje (17), a Polícia Militar interditou os acessos a Macacos pela BR-040 e pela MG-030 (via condomínio Ecoville). Para chegar à região, o acesso disponível é pela estrada da Passárgada, via Vale do Sol, em Nova Lima, com bloqueio apenas para o bairro Capela Velha.
Antes da situação ocorrida ontem, já houve duas evacuações após o rompimento da barragem 1 da Vale, em Brumadinho, em 25 de janeiro, quando 166 pessoas morreram. Outras 144 pessoas estão desaparecidas.
Dois dias depois do rompimento na barragem 1, os moradores de Brumadinho tiveram de deixar os imóveis às pressas durante a madrugada. Em 8 de fevereiro, houve novo alerta e retirada de moradores nas cidades de Barão de Cocais e Itatiaiuçu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.