Bombeiros encontram caminhonete soterrada em Brumadinho e buscam por vítima
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou na noite de ontem uma caminhonete que foi soterrada pelos rejeitos da barragem de Brumadinho, que se rompeu em 25 de janeiro de 2019.
De acordo com os Bombeiros, o achado é importante porque a caminhonete estava "na crista" da barragem quando ela se rompeu e pode ter uma das vítimas desaparecidas desde a tragédia.
"A localização do veículo aumenta exponencialmente as possibilidades dessa joia [como os Bombeiros se referem aos desaparecidos] ser encontrada", afirmou porta-voz da corporação, Pedro Aihara.
Imagens divulgadas pelos Bombeiros mostram que o veículo ficou completamente retorcido devido ao peso da lama que caiu sobre ele. A caminhonete estava a 2,33 km do ponto do rompimento da barragem.
Devido à profundidade e à espessa camada de rejeitos que estava sobre o veículo, as equipes precisaram usar maquinário pesado para abrir o perímetro e fazer buscas também nos arredores e embaixo da caminhonete.
Apesar dos trabalhos, que adentraram a madrugada, a vítima ainda não havia sido encontrada até a manhã de hoje, e as buscas prosseguiam no local.
Bombeiros encontram celular
Durante os trabalhos de buscas, as equipes encontraram um aparelho celular que pertence a uma das vítimas já encontradas.
Com a análise de onde foram encontrados o celular e o corpo do proprietário previamente, os Bombeiros esperam determinar o fluxo da lama e aumentar as chances de encontrar os demais desaparecidos.
"A localização desse vestígio é fundamental porque a partir dele nós conseguimos fazer uma análise perfeita do fluxo de lama, onde ele foi encontrado, onde a vítima que era proprietária dele foi localizada, e, com isso, a gente consegue aumentar a probabilidade estatística e a acurácia do nosso serviço de inteligência para estimar aonde estão vítimas que ainda não foram localizadas", declarou Aihara.
Buscas por de desaparecidos foram retomadas
O achado acontece menos de uma semana após as buscas pelos 11 desaparecidos na tragédia serem retomadas. Os trabalhos de campo estava paralisados por causa da pandemia do coronavírus.
Durante a paralisação, os Bombeiros mantiveram os trabalhos de inteligência e planejamento de buscas, o que possibilitou encontraram a caminhonete, segundo Aihara.
A tragédia de Brumadinho deixou 270 vítimas, sendo que 259 corpos já foram recuperados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.