Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: 26º dia termina sem rendição de Mariupol ou acordo de paz

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 19h56

No 26º dia de conflito entre Rússia e Ucrânia, os países continuam sem selar um acordo de paz. Também não houve consenso sobre a rendição de Mariupol, cidade portuária estratégica para os russos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou hoje (21) que qualquer acordo para acabar com a guerra precisa ser votado por referendo.

Ontem a Ucrânia já havia rejeitado uma proposta de rendição de Mariupol. O cerco russo se apertou sobre a cidade e, de acordo com um líder separatista, a Rússia acredita que necessitará de mais uma semana de ataques para tomar a cidade.

Zelensky também declarou hoje que o país "não pode aceitar nenhum ultimato da Rússia".

"Primeiro terão que destruir a todos nós, só então seus ultimatos serão respeitados", disse ele a um veículo estatal.

Mais de 8 mil civis deixaram a Ucrânia nesta segunda-feira (21) por meio de sete corredores humanitários. A agência de migração da ONU (Organização das Nações Unidas) estima que quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Ucrânia desde o início da guerra. O órgão contabiliza que mais 3,3 milhões deixaram o país tentando escapar dos conflitos.

Ataques a Kiev e sequestro em Melitopol

Além de Mariupol, outras três cidades tiveram seus portos temporariamente fechados após ataques: Berdyanks, Skadovsk e Kherson.

Na capital Kiev, a prefeitura anunciou que oito pessoas morreram em decorrência de um ataque a um shopping, realizado ontem. O estacionamento localizado ao lado também pegou fogo. Autoridades russas justificaram o bombardeio alegando que a Ucrânia utilizava o espaço como depósito de armas.

A prefeitura de Kiev afirma que a Rússia já bombardeou mais de 70 prédios residenciais na cidade. Diante do receio de que os ataques à capital se intensifiquem, a cidade ampliou o toque de recolher para 35 horas.

Em Melitopol, o jornal MV (Melitopolskie Vedomosti) afirma que quatro jornalistas que trabalham no local foram sequestrados por tropas russas.

Na cidade de Sumy, tanques de amônia foram danificados por bombardeios. A amônia é um gás incolor, tóxico e se dissolve na água. Pode ser usada como fertilizante. Os russos negam que estejam por trás dos ataques e afirmam que eles foram arquitetados por nacionalistas ucranianos.

Rússia ameaça romper relações com EUA

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou hoje que as relações com os Estados Unidos estão "à beira de uma ruptura".

Em nota entregue à embaixada dos EUA em Moscou, o órgão diz protestar contra declarações do presidente Joe Biden sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. O texto não especifica quais foram as falas do líder americano que motivaram a nota.

Semana passada, Biden chegou a chamar o presidente russo Vladimir Putin de "criminoso de guerra" e "ditador assassino".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

(Com informações da Reuters, AFP e RFI)