Topo

Às vésperas de relatório, Comissão da Verdade diz ter pistas de corpo de Angel

Stuart Angel Jones foi preso em 1971 e visto pela última vez na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro - Comitê Brasileiro de Anistia
Stuart Angel Jones foi preso em 1971 e visto pela última vez na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro Imagem: Comitê Brasileiro de Anistia

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

09/12/2014 18h31

A CNV (Comissão Nacional da Verdade) anunciou nesta terça-feira (9) ter encontrado indícios de uma ossada que pode pertencer ao militante Stuart Angel, desaparecido em maio de 1971. Segundo integrantes da CNV, comparações feitas por peritos brasileiros e ingleses com base em fotos de Stuart e do crânio de uma ossada encontrada no Rio de Janeiro em 1976 apontam “clara correspondência” entre os dois. Integrantes da comissão disseram, no entanto, que ainda é preciso encontrar a ossada para exames mais precisos.

A comissão divulga nesta quarta-feira (10) o relatório final de suas atividades. O documento será apresentado à presidente Dilma Rousseff.

Stuart Angel era filho da estilista Zuzu Angel. Informações colhidas pela comissão indicavam que Stuart havia sido preso na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Depoimentos apontaram para a possibilidade de que ele tivesse sido morto e enterrado em uma área próxima à cabeceira da pista da base.

De acordo com o perito da CNV Mauro Yared, foram encontrados indícios de que ao menos uma ossada havia sido encontrada entre o entulho retirado por uma empreiteira que fazia obras na base. As fotos do crânio encontrado foram comparadas com fotos em alta resolução de Stuart Angel por peritos brasileiros e ingleses.

“Chegou o relatório do professor universidade da Inglaterra e ele reforça que ele [perito] não tem como excluir, enquanto não for feita uma identificação positiva, que aquela ossada seja a de Stuart Angel Jones”, disse Yared. As fotos da ossada encontrada em 1976 e do rosto de Stuart Angel foi analisada pelo perito Martin Evison, da Universidade de Northumbria, na Inglaterra.

Yared disse que o próximo passo para identificar Stuart Angel é localizar a ossada. “Até agora, só temos as fotos, mas já estamos tentando localizar a ossada em dois cemitérios do Rio de Janeiro, o de Santa Cruz e o do Caju”, afirmou.

O anúncio da localização de indícios do corpo de Stuart Angel foi feito junto com a divulgação da identificação de dois desaparecidos políticos do Rio de Janeiro: Paulo Torres Gonçalves e Joel Vasconcelos Santos. Segundo o secretário-executivo da CNV, André Saboia, os dois haviam sido enterrados como indigentes em cemitérios cariocas entre 1969 e 1971.

Segundo Saboia, as impressões digitais dos dois correspondem às fichas datiloscópicas de dois homens enterrados no Rio de Janeiro como indigentes. “Essa comprovação é de 100%”, diz.