Topo

Plano de Guedes deixa mínimo e aposentadorias sem correção pela inflação

Bolsonaro conversa com Paulo Guedes, ministro da Economia - Divulgação
Bolsonaro conversa com Paulo Guedes, ministro da Economia Imagem: Divulgação

Do UOL

Do UOL

20/10/2022 06h25Atualizada em 20/10/2022 06h25

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (20). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Queridinho de Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes preparou um plano para as contas públicas que inclui o fim da correção pela inflação passada do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. O projeto não sai agora - a ideia é apresentar uma proposta de emenda constitucional (PEC) no dia seguinte ao segundo turno, se Bolsonaro for reeleito.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Saiu a carta aos evangélicos de Lula. Começa dizendo que em seus oito anos como presidente manteve o "mais absoluto respeito pelas liberdades coletivas e individuais, particularmente pela Liberdade Religiosa". Para Alberto Bombig, é uma tentativa de estancar a sangria dos votos evangélicos (que continua, segundo o Datafolha).
..........................
A FRASE

Em meio a este triste escândalo do uso da fé para fins eleitorais, assumo com vocês este compromisso: meu governo jamais vai usar símbolos de sua fé para fins político-partidários, respeitando as leis e as tradições que separam o Estado da Igreja, para que não haja interferência política na prática da fé.
Trecho da Carta Pública ao Povo Evangélico.

..........................
Bolsonaro voltou a reclamar de Alexandre de Moraes e disse, em entrevista ao O Antagonista, que a disseminação de notícias falsas não pode ser punida "por não haver tipificação" de crime.
..........................
Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Lula com 49% e Bolsonaro com 45% dos votos totais (52% X 48% dos votos válidos). José Roberto de Toledo vê Lula ainda como favorito, mas acha que se o resultado for muito apertado, haverá um terceiro turno, com Bolsonaro contestando o resultado.
..........................
Em São Paulo, Tarcísio de Freitas tem 49% das intenções de voto, contra 40% de Fernando Haddad. Considerando só votos válidos, 55% a 45%.
..........................
Tarcísio cria estratégia para desfazer confusão com número de Bolsonaro.
..........................
O NOME
Valdemar da Costa Neto

Alberto Bombig conta que o presidente do PL, partido que elegeu a maior bancada na Câmara, enviou o mesmo recado para Lula e Bolsonaro: quer comandar o setor de infraestrutura no próximo governo.
..........................
Alexandre de Moraes quer que plataformas como YouTube, TikTok e Kwai levem no máximo quatro ou cinco horas para remover vídeos após decisões do TSE. Ele disse isso em reunião com representantes das redes sociais em que classificou como um desastre as fake news no segundo turno das eleições.
..........................
No mesmo encontro foi revelado que o TSE vota hoje uma resolução que dá ao tribunal direito de agir de ofício (por conta própria) contra desinformação eleitoral. Cristina Tardáguila vê a proposta como um vale-tudo contra fake news.
..........................
E houve intervenção do TSE ontem contra fake news em propaganda de Bolsonaro. Quando uma propaganda na TV informou que Lula não tinha sido absolvido nem inocentado, foi interrompida e substituída por um aviso do TSE: "Exibido para substituir programa suspenso por infração eleitoral".
..........................
O NÚMERO
184

É o total de direitos de resposta que Lula ganhou do TSE, ocupando inserções na TV que seriam de Bolsonaro.

******************
GUERRA ÀS URNAS

O Ministério da Defesa entregou a Alexandre de Moraes documentos sobre o trabalho de fiscalização das urnas eletrônicas, mas disse que relatório mesmo, só 30 dias depois do segundo turno.

******************
CERCADINHO

Jamil Chade pegou mais uma mentira do governo Bolsonaro em sua tentativa de fazer o Brasil ser aceito pela OCDE. O truque da vez é sobre o combate ao trabalho forçado.
..........................
Quem é Lucas Mesquista, o documentarista expulso do "zap" após discussão com Sergio Moro.

******************
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O Ministério Público do Trabalho entrou com uma ação civil pública contra Samuel Klein por manter mulheres como "escravas sexuais".

******************
NA NEWSLETTER TODOS A BORDO

Na edição desta semana, o destaque é o estrago que uma ave pode provocar se entrar no motor de um avião de caça durante o voo. Já aconteceu com o F-35, modelo que custa perto de meio bilhão de reais. Para receber toda quarta, por email, uma história exclusiva do mundo da aviação, cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER DO MAURICIO STYCER

Pensada mais para o bem da empresa que para os hábitos dos fãs de novelas, a decisão de deixar só no streaming (Globoplay) a novela Todas as Flores, que estreou ontem, é tema do boletim desta semana. Inscreva-se para receber a newsletter toda quarta-feira.

******************

Mundo da bola

flamento - Marcelo Cortes/Flamengo - Marcelo Cortes/Flamengo
Gabigol, do Flamengo, posa com a taça da Copa do Brasil após vitória sobre o Corinthians
Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

A Copa do Brasil é do Flamengo, pela quarta vez. A decisão foi suada, nos pênaltis, depois do 1 a 1 (veja os gols) no tempo regulamentar. Para Juca Kfouri, o Corinthians foi gigantesco. A luta do Timão valorizou o título do Flamengo, diz Vitor Guedes.

..........................
No Campeonato Inglês, o Manchester United venceu por 2 a 0 o Tottenham, com gols de Fred e Bruno Fernandes.
..........................
No Espanhol, Benzema marcou um na vitória do Real Madrid sobre o Elche por 3 a 0.
..........................
Na Libertadores Feminina, o Corinthians venceu por 4 a 0 o Olimpia, do Paraguai. Classificado para as quartas de final, encara o Boca Juniors.
..........................
Os resultados da rodada.

******************

Telona

adão negro - Warner Bros. Pictures/Divulgação - Warner Bros. Pictures/Divulgação
Dwayne 'The Rock' Johnson vive anti-herói em 'Adão Negro'
Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Como Adão Negro, que estreia hoje nos cinemas, renova conceitos ao colocar herói contra herói. Mais quatro filmes chegam à telona.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

O presidente Vladimir Putin decretou lei marcial nas áreas anexadas da Ucrânia, o que significa total controle sobre a vida civil e a possibilidade de medidas militares mais drásticas. Também pôs a Rússia em alerta máximo.

******************
EXTERMINADOR DO FUTURO

Laura Nolan saiu do Google para acabar com os robôs assassinos - sim, eles já existem. Ela conta qual é o risco de combinar inteligência artificial e guerra.

******************
VIVABEM

Colesterol alto é mesmo o grande culpado pelas doenças cardiovasculares?
..........................
Afinal, a pandemia da covid-19 acabou? Como se chega a essa conclusão?

******************

No corpo dos famosos

julia - Getty Images - Getty Images
Julia Roberts | Greta Constantine
Imagem: Getty Images

Decote profundo de Julia Roberts e looks "naked dress": o que está na moda?

******************
OBJETO DO DESEJO

Como a Kombi virou produto de exportação e já vale uma fortuna, com modelos chegando a R$ 300 mil.

******************
BOAS INICIATIVAS

Apanhadores de sempre-vivas, flores típicas do Cerrado, são reconhecidos pela ONU por sua atuação na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.