Topo

Leis, ministros e desafios: pauta racial tem destaque na 1ª semana de Lula

Do Núcleo de Diversidade

06/01/2023 12h18

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (6). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

****

Mulher negra, a catadora de materiais recicláveis Aline Sousa, 33, foi a responsável por entregar a faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de posse em Brasília (DF), no dia 1º de janeiro. Antes de chegar ao petista, o item também passou pelas mãos do garoto Francisco Carlos, uma criança negra de 10 anos, que comemorou: "Fiz parte da história do Brasil".

Na primeira semana da nova gestão federal, ministras e ministros negros tomaram posse prometendo mudanças. O jurista e professor Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos dizendo "não esquecer os esquecidos" ao citar mulheres, negros, LGBTQIA+, entre outros grupos. "Vocês existem e são valiosos para nós", disse. Apesar do aclamado discurso que viralizou nas redes sociais, o novo ministro tem muito trabalho pela frente, sinaliza o colunista do UOL Kennedy Alencar.

Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas ironizando a gestão anterior: "boiadas passaram por onde deveria passar proteção". Entre as promessas de sua gestão está a valorização da bioeconomia: o trabalho de populações tradicionais e de comunidades indígenas com os produtos da floresta.

O Ministério da Igualdade Racial está sob o comando da jornalista e ex-colunista de Ecoa Anielle Franco, que promete atuar no combate ao racismo e na promoção de ações afirmativas. Nesta quinta, ela reagiu à declaração de Simone Tebet, que disse ter dificuldade para achar mulheres pretas para trabalhar na pasta do Planejamento. Ao participar da cerimônia de posse de Tebet, Anielle afirmou que mulheres negras sempre estiveram na linha de frente da construção do país e se colocou à disposição para indicar nomes à pasta da colega.

Ministra Margareth Menezes durante sua cerimônia de posse no Ministério da Cultura, em janeiro de 2023.  - REUTERS - REUTERS
Ministra Margareth Menezes durante sua cerimônia de posse no Ministério da Cultura, em janeiro de 2023.
Imagem: REUTERS

Extinto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e recriado por Lula, o Ministério da Cultura está sob o comando de Margareth Menezes. Segundo integrantes da equipe de transição consultados por Splash, a nova gestão deve priorizar metas como destravar recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, e restabelecer o diálogo com artistas e coletivos culturais.

A primeira semana de Lula no governo também foi marcada pela sanção da lei que inscreve no livro Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Antonieta Barros, a primeira deputada negra eleita no Brasil e da lei que cria o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que será celebrado anualmente no dia 21 de março.

***
ETERNO... Para celebrar o legado de Pelé, Nossa separou cinco museus pelo mundo que exaltam o 'Rei do Futebol'.

HERANÇA... Pelé deixa uma fortuna milionária: o valor deve superar R$ 79 milhões, segundo a Forbes, e deve ser dividido entre seus herdeiros.

MESTRE... Talento nato para o futebol, Pelé também não teve dificuldades na natação. O ex-nadador e medalhista olímpico Manoel dos Santos conta como ensinou o ex-jogador a nadar para uma prova do curso de educação física.

***

MÁQUINA... Esse foi o apelido que a funkeira Mc Carol recebeu dos seus seguidores nas redes sociais ao contar que transou 20 vezes em 24 horas. VivaBem explica se sexo demais faz mal à saúde e se há frequência ideal.

***

DANDO A LETRA

A ida de Bolsonaro para Orlando e a sua recusa em passar a faixa presidencial a Lula propiciou um dos momentos mais comoventes da história recente do Brasil. O ato simbólico da catadora Aline Souza, a mulher negra, que colocou a faixa presidencial em Lula, deu o tom do governo eleito: a preocupação com a diversidade e representatividade
Jeferson Tenório, colunista

Jeferson Tenorio - Carlos Macedo/ Divulgação - Carlos Macedo/ Divulgação
Jeferson Tenorio
Imagem: Carlos Macedo/ Divulgação

Em Notícias, Jeferson Tenório repercute a presença da diversidade na posse de Lula e Chico Alves entrevista Aline Sousa, a catadora que colocou a faixa em Lula. Aline conta como foi o convite e suas expectativas quanto ao governo.

Como são os negros reinando em suas artes e talentos? A escola ainda não conta, os livros didáticos não mostram, a mídia não destaca. Mas a imagem de Pelé em seus gols, troféus e dribles geniais nos ensina
André Santana, colunista

Em Notícias, André Santana homenageia Pelé como um dos maiores símbolos da nação brasileira e reforça a importância do seu legado para a população negra.

Em Splash, Aline Ramos "mete a colher" na briga entre Luana Piovani e Pedro Scooby. Para a colunista, os mais afetados com o atrito entre os dois são Dom, Liz e Bem, os filhos do ex-casal.

Em VivaBem, Larissa Cassiano dá um alerta sobre quando úlceras genitais podem ser alerta de infecções sexualmente transmitidas e explica quais são os tipos mais comuns.

***

PEGA A VISÃO

De uma maneira geral, o negro também deveria votar no negro. No Brasil, um país mulato como dizem, você vê que os negros não tem uma boa representatividade no Congresso
Edson Arantes (Pelé)

Pelé - Ronaldo Kotscho/Reprodução do Instagram - Ronaldo Kotscho/Reprodução do Instagram
Pelé
Imagem: Ronaldo Kotscho/Reprodução do Instagram

O maior ícone do futebol mundial, o rei Pelé também já foi ministro do Esporte em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em uma marcha contra o racismo em Brasília, ele defendeu a participação dos negros na política brasileira.

***

SELO PLURAL

Papo Preto - Arte UOL - Arte UOL
Papo Preto
Imagem: Arte UOL

No episódio #109 de Papo Preto aborda o racismo no futebol. A podcaster Stela Diogo recebe Marcelo Carvalho, idealizador e diretor do Observatório do Racismo no Futebol, iniciativa que monitora e divulga casos de racismo, além de promover ações educativas.