Geração P #8: Ao fechar fronteiras, pandemia escancara a importância dos imigrantes
Geração P, o podcast do UOL que traz os impactos da pandemia na sociedade, debate nesta quarta-feira (03) as consequências do fechamento das fronteiras na Europa. Os apresentadores Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, escritora e advogada que mora em Lisboa, contam os desafios dessa limitação e também os desdobramentos que ela pode trazer.
Com essas restrições, faltou mão de obra em diversas áreas e ficou clara a importância dos imigrantes na economia europeia. Nos supermercados, produtos frescos desapareceram ou passaram a ser vendidos por preços muito altos (não havia quem colhesse e transportasse esses itens). Já em hospitais de campanha, criados para tratar pessoas infectadas pelo coronavírus, não havia equipes médicas para cuidar dos doentes. Durante o episódio, são vários os exemplos desses impactos no dia a dia.
"Isso coloca em perspectiva essa história de que é só fechar a fronteira e está tudo resolvido. É o discurso populista, vendedor de ilusão: 'é só matar que está tudo resolvido', 'é só separar que está tudo resolvido' [...]. Essas soluções fáceis, como o Brexit, mostram que a história é muito mais complicada", afirmou Chade (no arquivo acima a partir de 18:04). "Fico imaginando qual será o futuro do debate da xenofobia."
Para Manus, o coronavírus evidenciou o medo dos xenófobos, apesar de seu discurso agressivo (ouça a partir de 20:51). "A pandemia evidenciou o medo do estrangeiro, o medo de não poder se proteger. A xenofobia é o quê? O medo do diferente, o medo da concorrência pela vaga de emprego, o medo da partilha, da mudança. Então eu acho que essa panela de pressão coloca em questão todos os temas relativos a migrações e todos os temas relativos à psicologia que está por trás disso".
Geração P
A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.
Às segundas e quartas, o programa tem apresentação de Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, advogada e escritora que vive em Lisboa. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas.
Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.
Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.
Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.