Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #7: Sonia Guajajara diz que pandemia cria "genocídio autorizado" de indígenas

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 04h01

Geração P, o podcast do UOL sobre os impactos da pandemia, traz nesta segunda-feira (1º) uma entrevista com a líder indígena Sonia Guajajara, coordenadora-executiva da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Na conversa com Jamil Chade e Ruth Manus, que apresentam o programa, Sonia fala sobre o desafio da pandemia entre os povos indígenas: subnotificação de casos, falta de território onde se proteger e "genocídio autorizado" motivado pelo racismo estão entre os tópicos da conversa. Ouça a entrevista completa no arquivo acima.

Logo no começo da conversa, Guajajara fala sobre a negligência do governo em proteger os povos indígenas (ouça a partir de 02:17). "Para nós, povos indígenas, muito mais do que sentir essa negligência, é sentir um racismo institucional que acaba se transformando em um genocídio autorizado."

Ela lembra que o primeiro caso indígena da covid-19 foi no estado do Amazonas, de uma jovem contaminada por um médico. "Nada foi feito para se instalar alguma barreira sanitária para evitar uma maior contaminação. Então, o resultado foi que hoje já morreram 40 pessoas somente do povo kokama, no estado do Amazonas. Por esse eu digo que é um risco de genocídio. Se nada se fizer daqui para frente, o risco de letalidade generalizada é muito grande", continuou.

A líder falou também sobre a subnotificação no número de casos de coronavírus entre indígenas: "A subnotificação é a arma que está sendo utilizada para invisibilizar toda essa negligência [em relação aos indígenas]", resumiu (ouça a partir de 11:28).

"Estamos vendo essa subnotificação como algo proposital, porque esse governo já vem negando esse atendimento. Desde a campanha já vem anunciando uma política integracionista dos povos indígenas. [...] Essa subnotificação é programada para trazer os indígenas para [...] um padrão único de sociedade. Há um jeito único de produção [...], que é transformar os indígenas em trabalhadores rurais. E pior ainda, querendo dizer que tem de produzir em grande escala para exportação", continuou.

Sonia Guajajara relata ainda o desafio da proteção contra a covid-19, considerando que muitos povos não têm onde se refugiar (a partir de 15:40). "A gente cai nessa triste realidade de povos que não têm seu território, que não têm sua aldeia, que não têm sua terra demarcada. Aqui no Mato Grosso do Sul, os indígenas vivem na beira das estradas, porque seu território está entregue para fazendeiro. E muitos não têm água nem para beber e muito menos para lavar as mãos", exemplifica.

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Às segundas e quartas, o programa tem apresentação de Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, advogada e escritora que vive em Lisboa. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas.

Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL. O primeiro relato foi sobre os desafios enfrentados por Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de doenças infecciosas do HC-SP, que foi vítima do coronavírus e participou da repatriação de brasileiros na China.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.