Atirador de escola é o mesmo que matou soldados, diz presidente da França
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que o mesmo atirador que matou um professor e três crianças numa escola judaica em Toulouse nesta segunda-feira (19) também foi responsável pelo assassinato de três soldados na semana passada, aparentemente motivado por racismo.
"Sabemos que é a mesma pessoa e a mesma arma que matou os soldados, as crianças e o professor", afirmou Sarkozy em declaração na televisão, acrescentando que o nível de alerta de terrorismo na França foi elevado. "Este ato é abominável e não pode permanecer impune."
Sarkozy também disse que vai suspender até quarta-feira sua campanha para as eleições presidenciais de abril e maio na França.
"Não sabemos as motivações desse criminoso (...) ao atacar crianças e um professor judeu. A motivação antissemita parece evidente", completou Sarkozy.
Um matador circulando em uma scooter roubada matou nesta segunda-feira três crianças e seu professor em uma escola judaica de Toulouse (sudoeste do país). O mesmo homem, seguindo o mesmo 'modus operandi', teria matado nos últimos oito dias três militares, em Toulouse e na cidade vizinha de Montauban.
Frente à ameaça de um assassino em série, o presidente anunciou "medidas de proteção excepcionais na região" sudoeste, incluindo a ativação de um alerta máximo para ameaça terrorista.
As quatro vítimas do atentado serão enterradas em Israel, informou o ministério israelense de Relações Exteriores.
Os corpos do rabino Jonathan Sandler e das crianças Miriam Monsonego, 7, Arieh Sandler, 5, e Gabriel Sandler, 4, serão levados para Israel "o mais rápido possível", afirmou o ministério em comunicado.
As famílias transmitiram este desejo aos funcionários da embaixada israelense em Paris e ao consulado israelense em Marseille. O transporte dos corpos será feito com a "cooperação de representantes de Israel na França e em coordenação com as autoridades francesas", acrescentou o Ministério.
(Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.