Vídeo mostra momento exato em que avião "some" dos radares

Do UOL, em São Paulo

O momento exato em que o voo MH370 da Malaysian Airlines desapareceu dos radares de tráfego aéreo foi capturado pelo site de monitoramento de voos Flightradar24.com e divulgado nesta quarta-feira (12) pela BBC.

O site registra informações de satélites e de transponders e exibe o tráfego de linhas aéreas comerciais. No vídeo, é possível ver que o movimento de diversos voos continua sendo registrado, enquanto que o MH370 simplesmente some.

Na narração, o repórter da BBC Richard Westcott explica que, embora impactante, a imagem não significa necessariamente que ali seja o local exato do desaparecimento do avião -- militares da Malásia afirmam que seus radares podem ter detectado a aeronave do outro lado, na costa oeste do país.

ENTENDA O 'MISTÉRIO' EM 5 LINKS

Há algumas possíveis explicações para a imagem registrada.

Uma delas é que, naquele ponto, a aeronave pode ter sofrido uma queda brusca de altitude e ficado fora do escopo do radar, que registra movimentos apenas acima de 30 mil pés (cerca de 9 mil metros).

Outra possibilidade é a de que o transponder (que identifica o avião para os controladores de voo) tenha sido desligado ou sofrido alguma falha naquele momento. 

Portanto, permanece o mistério sobre o que aconteceu com o MH370.

Notícias relacionadas

 

Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos