Topo

Premiê malaio diz que avião caiu e não há sobreviventes

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 10h34Atualizada em 14/04/2014 19h45

O premiê da Malásia, Najib Razak, anunciou na manhã desta segunda-feira (24) que o avião da Malaysia Airlines desaparecido desde o dia 8 de março caiu no sul do oceano Índico, longe de sua rota original, e que não há sobreviventes entre os 239 ocupantes.

"É com profunda tristeza e profundo pesar que devo informar que o voo MH370 acabou no sul do oceano Índico", anunciou o premiê em coletiva de imprensa convocada extraordinariamente.

"Nesta noite, recebi informações de representantes do Setor de Investigações de Acidentes Aéreos do Reino Unido [AAIB]. [A empresa] Inmarsat, que forneceu as informações de satélite (...), havia feito cálculos adicionais", disse o premiê.

"Com base nas novas análises, o Inmarsat e o AAIB concluíram que a última posição do MH370 foi no meio do oceano Índico", afirmou ainda. "Usando um tipo de análise nunca antes utilizada em uma investigação desse tipo, eles conseguiram jogar mais luz sobre a trajetória de voo do MH370."

Por fim, Razak disse que uma nova coletiva, na terça-feira (25), trará mais detalhes sobre o caso.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/mapa---local-de-queda-do-voo-mh-370-1395674961567.vm$escape.getQ())

O anúncio veio momentos depois de que a companhia aérea divulgou nota em que dizia: "Lamentamos profundamente dizer que temos de assumir, além de toda dúvida, que o MH370 sumiu e que nenhum daqueles a bordo sobreviveu. Temos de aceitar que todas as evidências sugerem que o avião caiu no sul do oceano Índico".

Antes, familiares dos ocupantes do voo haviam sido convocados para uma reunião extraordinária com autoridades da Malásia . Segundo a rede de TV SkyNews, eles receberam a opção de serem transportados em voos fretados para a Austrália.

Desde a semana passada, as buscas pela aeronave vinham se concentrando numa região a 2.500 km da costa sudoeste da Austrália, onde pedaços que seriam do avião foram localizados.

O voo MH370 desapareceu cerca de 40 minutos após decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim, na China.

Uma operação de buscas composta por pelo menos 26 países foi montada. Satélites de pelo menos 15 países foram utilizados para localizar o avião.

Segundo o comunicado divulgado no site da companhia, o avião transportava 227 passageiros, entre eles cinco crianças, e uma tripulação de 12 pessoas. Entre os passageiros havia 153 chineses, 38 malaios, 12 indonésios, 7 australianos, 4 americanos, 3 franceses, 2 neozelandeses, 2 ucranianos, 2 canadenses, 1 russo, 1 holandês e 1 cidadão de Taiwan. Dois iranianos viajaram com passaportes falsos (austríaco e italiano).

Mistério continua

Várias teorias foram cogitadas para explicar o desaparecimento do avião, entre elas sequestro, falha humana, falha mecânica e até mesmo uma desintegração da aeronave em pleno ar.

Ao longo de 16 dias, a falta de informações sobre o paradeiro da aeronave causou desentendimentos entre os governos da Malásia, do Vietnã e da China, além de desespero nos parentes.

Apesar do anúncio desta segunda, o mistério em torno do desaparecimento do voo permanece. Ainda não está claro, por exemplo, por que o avião mudou de rota, por que as comunicações foram desligadas e nem por que ele continuou em voo por mais de sete horas após sumir dos radares. 

Piloto e copiloto foram alvo de intensas investigações, que também atingiram demais membros da tripulação e passageiros. (Com agências internacionais)