Topo

Junta militar da Tailândia dissolve Senado e assume poder legislativo

Do UOL, em São Paulo

24/05/2014 11h02

Em mais uma ação após o golpe de estado na Tailândia, a junta militar anunciou neste sábado (24) que dissolveu o Senado e anunciou que assumia o poder legislativo.

"O Senado foi destituído. O chefe [da junta] aprovará agora qualquer lei pendente no Parlamento ou no Senado", de acordo com um comunicado oficial lido na televisão.

Ontem, os militares prenderam a ex-premiê Yingluck Shinawatra e mais de cem políticos, líderes e ativistas, proibindo-os de deixar o país. 

Segundo o porta-voz do Exército, Shinawatra e membros de sua família foram detidos "para sua própria proteção" e serão soltos "dentro de uma semana".

Premiê provisório

Ontem, o chefe do Exército da Tailândia, o general Prayuth Chan-ocha, se autoproclamou primeiro-ministro provisório do país.

O Conselho Nacional para a Paz e a Ordem (CNPO), o nome oficial da junta militar comandada por Prayuth, informou em comunicado que o general assumirá as funções administrativas do cargo de primeiro-ministro até que se encontre um novo candidato definitivo.

"Já que as leis estipulam que o primeiro-ministro autoriza ações sob a lei, o líder do CNPO, ou os indivíduos designados por ele, assumirão por enquanto a autoridade", disse o comunicado, segundo o jornal "Bangkok Post".

Prayuth, que há três dias declarou a lei marcial no país, assumiu na quinta-feira todos os poderes após considerar que as tentativas de um acordo entre o Executivo interino e os antigovernamentais fracassaram. (Com Agências Internacionais)