Exercício teatral transforma pessoas em uma melhor versão de si mesmas

Luciano Castiel

Luciano Castiel

Especial para o UOL

O teatro está entre nós há mais de 4.500 anos e até hoje dialoga sobre o mesmo tema central: a existência humana. A preparação e os ensaios para um espetáculo são exercícios de atores profissionais que antecedem o encontro com a plateia, geralmente ávida por uma maravilhosa experiência teatral. Agora, o que acontece quando o público resolve ir para o palco e viver essa experiência?

Estou falando daqueles que buscam uma escola de teatro, não para serem atores profissionais, mas como uma forma de desenvolvimento humano ou profissional. A cada dia que passa, esse número cresce mais.

O exercício teatral permite um reencontro com nossa natureza humana, gera novas possibilidades e amplia o leque de escolhas Luciano Castiel, diretor do Teatro Escola Macunaíma, sobre os benefícios de aulas de teatro do curso Pró-Ser

É muito comum novos alunos chegarem ao Teatro Escola Macunaíma sem um claro objetivo em relação ao teatro. Grande parte nunca foi a um espetáculo antes de entrar na escola, isso é normal e faz parte do processo. Com o passar do tempo, esse aluno se apaixona pelo teatro e se encanta pelo exercício de observação e representação do ser humano.

São muitas e incríveis transformações. O exercício teatral tem o poder de transformar as pessoas numa versão melhor de si mesmas: mais criativas, críticas e sensíveis, com mais desenvoltura para lidar com o mundo numa temperatura mais elevada. A comunicação verbal e, principalmente, a não verbal são ampliadas para um novo patamar.

Sistema das ações físicas

Como isso é possível? São inúmeras as explicações, mas neste artigo falarei de um importante exercício, o das ações físicas, criado pelo diretor russo Constantin Stanislavski.

Esse sistema consiste em estabelecer um processo criativo orgânico através de uma ação intencionada pelo desejo de alcançar um objetivo. Explico: imagine que um engraxate com 40 anos de profissão está engraxando seu próprio sapato para a tão sonhada formatura de faculdade do seu filho. Foram anos de horas extras e privações familiares até o esperado momento. Como esse homem, que já engraxou milhares de sapato, irá engraxar este? O que irá mudar? Quanta história será revelada pelas mãos que seguram o úmido pano que começa a escorregar pelo couro? Com que vigor a escova irá limpar o sapato? Muitas são as perguntas.

Nesse exemplo, o ato de engraxar um sapato deixou de ser uma simples atividade diária e passa a ser uma ação física, pois conecta e comunica muito além das palavras. É o exercício de tentar transformar uma atividade corriqueira (no caso, engraxar um sapato) em uma ação física que, em poucos minutos, revelará toda uma história de um espírito humano.

Uma intenção bem elaborada muda tudo. A ação física com intencionalidade é potência transformadora. Os sapatos podem ser os mesmos, mas o símbolo que o ator cria para si impulsiona o ato para um novo patamar. 

Que bom será se este engraxate conseguir manter este mesmo ímpeto para todos os seus novos sapatos. É um exercício a ser feito.

Esse ator que exercitou uma nova qualidade, num novo patamar, acabou por transformar a si próprio. No teatro, nos transformamos quando falamos do outro. O exercício de ação física com a correta intencionalidade é capaz de fazer milagres, o que inevitavelmente é levado para a vida pessoal do ator/aluno. É uma mudança de vida extremamente positiva.

O homem contemporâneo mata a natureza do planeta, e quando o faz, mata a própria natureza humana. A interconexão é real. O exercício teatral permite um reencontro com nossa natureza humana, gera novas possibilidades e amplia o leque de escolhas. Todos esses processos não são plenamente conscientes, mas estão presentes e as transformações acontecem.

Isto mantém a luz da chama do teatro cada dia mais viva. No Macunaíma, a maioria dos alunos tem entre os 16 e 35 anos. Ao término do curso, eles levam consigo uma experiência extremamente valiosa para toda a vida. Independentemente da profissão escolhida, a vida pulsa mais forte dentro de cada um. A alma do teatro potencializa o ser humano.

  • O texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
  • Para enviar seu artigo, escreva para uolopiniao@uol.com.br

Luciano Castiel

40 anos, é diretor do Teatro Escola Macunaíma

UOL Cursos Online

Todos os cursos