Topo

Malásia pede ajuda a mais países para localizar avião desaparecido

De Kuala Lumpur

16/03/2014 05h52

As autoridades da Malásia afirmaram neste domingo que entraram em contato com uma série de países, a maioria do sul e do centro da Ásia, para que se incorporem à busca do avião da Malaysia Airlines que desapareceu com 239 ocupantes no último dia 8.

A ajuda foi pedida para, entre outros, Bangladesh, Mianmar, Laos, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e França, divulgou o Ministério de Transporte.

Austrália, China, Indonésia, Tailândia e Vietnã são outras nações que já participam das operações internacionais de procura, além dos EUA.

O comunicado também informou que dados e análises de satélites e radares desses países, bem como qualquer elemento de busca terrestre e marítima, serão pedidos.

A solicitação de ajuda surge depois de as investigações confirmarem que o avião da Malaysia Airlines mudou de rumo de maneira deliberada e foi para o oeste.

Os novos dados, divulgados pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, neste sábado, abrem duas áreas de investigação: uma faixa que vai do norte da Tailândia até Cazaquistão e Turcomenistão, e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo sul do oceano Índico, ao oeste da Austrália.

10 misteriosos desastres aéreos

  • AP

Embora a Malásia evite falar em sequestro, seu primeiro-ministro afirmou que o desligamento dos sistemas de comunicação do avião ocorreu de maneira deliberada, assim como sua a mudança de rumo.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu do radar cerca de 40 minutos após a decolagem.

O avião transportava 227 passageiros e uma tripulação de 12 malaios.