PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


UOL Confere

Bolsonaro repete mentira de que Amazônia 'não pega fogo' e culpa indígenas

19.nov.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua live semanal - Arte/UOL sobre Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro
19.nov.2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua live semanal Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 20h42

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu novamente sobre a Amazônia "não pegar fogo" durante live na noite de hoje (19). Ele também atacou a imprensa — tanto brasileira quanto estrangeira — pela repercussão negativa sobre a devastação de quase 22% na região, publicada ontem pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O instituto federal registrou que a devastação no bioma atingiu 13.235 km² entre 1º de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021. O índice é considerado o pior dos últimos 15 anos.

Já o Greenpeace calcula que nos últimos três anos, sob a gestão Bolsonaro, o Brasil teve um aumento de 52,9% no desmatamento em comparação aos registros de três anos anteriores (2016-2018).

A floresta amazônica não pega fogo."
Presidente Jair Bolsonaro em live semanal

O falso argumento de que a floresta amazônica não pega fogo é recorrente e já foi desmentido mais de uma vez pelo UOL (confira aqui, aqui e aqui). A fala, inclusive, foi repetida por Bolsonaro na semana passada a investidores na viagem do presidente a Dubai.

Em julho deste ano, a revista Nature publicou um estudo mostrando que a Amazônia já tem áreas que emitem mais gás carbônico do que absorvem — um dos reflexos das queimadas na região.

A fala de Bolsonaro também foi desmentida pelo seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), durante entrevista exclusiva ao UOL nesta quarta-feira (17).

É o caboclo, o ribeirinho, o indígena que faz a sua roça de subsistência e acaba tocando fogo no mesmo lugar."
Presidente Jair Bolsonaro em live semanal

Bolsonaro também repetiu outra alegação distorcida sobre as autorias das queimadas na Amazônia, atribuindo apenas à agricultura de subsistência.

Uma reportagem publicada pelo UOL em 2019 aponta que 90% dos focos de incêndio em áreas de agronegócio são para criação de gado. De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, desde a década de 1970, a pecuária é a maior responsável pelas queimadas na região.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

UOL Confere