Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: ONU diz estar 'gravemente preocupada' com morte de civis

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 11h06

A ONU (Organização das Nações Unidas) está "gravemente preocupada" com a situação na Ucrânia e está recebendo relatos crescentes de vítimas civis, disse hoje a porta-voz da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

"Os civis estão aterrorizados com uma nova escalada, com muitos tentando fugir de suas casas e outros se abrigando onde possível", disse Shamdasani. Ela acrescentou que "a ação militar da Federação Russa viola o direito internacional" e "coloca em risco inúmeras vidas e deve ser imediatamente interrompido."

O escritório de Direitos Humanos da ONU também afirmou que está "perturbado pelas múltiplas prisões arbitrárias de manifestantes na Rússia que protestavam contra a guerra ontem. "Entendemos que mais de 1.800 manifestantes foram presos. Não está claro se alguns já foram libertados", completou.

Ataques à Ucrânia deixaram civis mortos e feridos

Desde o início dos ataques da Rússia à Ucrânia, na madrugada de ontem, civis foram mortos e feridos. De acordo com a contabilização fo governo ucraniano, mas de 130 pessoas morreram.

Segundo o comando militar ucraniano, disparos de projéteis russos contra um hospital na região de Donetsk deixaram pessoas mortas. Outras 10 pessoas ficaram feridas, entre elas seis médicos.

Donestk foi uma das regiões tomadas por rebeldes pró-Rússia reconhecidas pelo presidente russo, Vladimir Putin, como território independente na segunda-feira (21).

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Outro bombardeio durante a madrugada, dessa vez na cidade de Chuhuiv, a 530 quilômetros de Kiev, deixou pelo menos um morto. A vítima é uma criança que estava em um prédio de cinco andares atingido durante o ataque, ainda que a Rússia houvesse dito que não haveria ataques a civis ucranianos.

Nessa mesma cidade, um complexo de apartamentos foi alvo de um ataque aéreo durante a ofensiva russa ao país vizinho e deixou idosas feridas. Uma das imagens, com uma mulher ensanguentada, se tornou uma das mais marcantes registradas neste início de invasão.