Ainda temos salvação? O que pode evitar o 'fim da aventura humana na terra'

"Não se reverte". Essa é a constatação da cientista brasileira Thelma Krug, ex-vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) sobre algumas mudanças causadas pelo aquecimento global.

Aquecimento global não para nem em cenário utópico

Aquecimento não vai acabar automaticamente. No relatório divulgado em 2021, o IPCC afirmou que mesmo que a improvável meta de zerar as emissões globais de gases de efeito estufa fosse alcançada, o processo de aquecimento do planeta não acabaria automaticamente.

O processo seria muito devagar. De acordo com Krug, por exemplo, o oceano continuaria se aquecendo, uma vez que por conta da extensão das águas marítimas a dinâmica de mudanças é mais lenta.

Com esse aquecimento e também com a questão do derretimento das geleiras, você está vendo que a elevação do nível do mar vai continuar por centenas, milhares de anos. Ou seja, não, não se reverte. E o que preocupa é que a gente não está vendo nada que nos leve a crer que nós estamos numa trajetória de querer voltar para um patamar anterior.
Thelma Krug

Redução de emissão é solução. Para a cientista, no entanto, a redução das emissões de gases de efeito estufa ainda é a única solução. "O IPCC é bem claro nisso: a não ser que a gente tenha ambiciosas, profundas e sustentadas reduções de emissões de gases de efeito estufa, a gente não vai conseguir reduzir a temperatura", explica.

O IPCC é responsável pelos relatórios que baseiam as COP (Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Em entrevista à RFI, Thelma falou sobre as perspectivas para um mundo que já sofre as consequências do aquecimento global.

Agropecuária tem papel direto nas mudanças climáticas

Comer menos carne pode ajudar. A agricultura é responsável por 23% das emissões de gases de efeito estufa. Segundo os estudos sobre o uso da terra do IPCC, o impacto ambiental seria menor caso o consumo de carne vermelha diminuísse.

Gases bovinos. De acordo com Thelma, as implicações da agropecuária envolvem o desmatamento de áreas de floresta e a emissão de metano - um gás produzido no processo digestivo de bovinos.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o pessoal fala da questão da carne, mas não é só carne: é o leite também. As vaquinhas também arrotam.

Solução acima da redução de danos

Tecnologia pode não ser salvadora. A cientista expressou preocupação com o "futurismo" das soluções para as mudanças climáticas. "Eu tenho temor dessa ideia de que as tecnologias vão surgir e então 'deixa tudo acontecer agora mesmo, porque depois a tecnologia vai segurar as pontas lá na frente'", conta,

Amenizar efeitos. Segundo Thelma, muitas pesquisas já deixaram de buscar soluções para o problema do aquecimento global e passaram a analisar formas de amenizar seus efeitos.

Sob o ponto de vista dos países em desenvolvimento, nós estamos realmente olhando para a redução das emissões de gases de efeito estufa, e não buscar uma potencial solução para os impactos do aumento da temperatura.

"Os países em desenvolvimento têm uma aversão a qualquer tipo de alternativa que não seja aquela da gente buscar uma redução profunda das emissões de gases de efeito estufa", conclui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes