Construções sociais baseadas na violência revivem totalitarismo
Breno Rosostolato
Especial para o UOLAlgo de muito triste está acontecendo no mundo. É como um forte pressentimento de colapso da humanidade. A tragédia, mais do que anunciada, porém, inevitável. Estamos vivendo em absurdos já há algum tempo. Mas tudo bem, a humanidade se sustenta neles. Somos inundados com a violência do dia a dia e ela vem em todas as formas imagináveis.
Fruto de um passado manchado por barbáries, toda violência é resultado de equívocos, distorções e ignorância. Não importa a natureza da violência, intolerância, preconceito, discriminação, ressentimento e segregações não são mero modismo.
Em construções sociais, a violência reverbera, ecoa. Ainda que possua suas oscilações, ora rústica e embrutecida, como uma briga de torcida, ora mais elaborada, como numa guerra, que conta com uma boa estratégia e planejamento estruturado, não importa: trata-se de uma tradução do momento histórico e da natureza do ser humano em sua faceta bestial.
No dia 5 de janeiro, houve uma passeata, na cidade de Dresden, que contou com a participação de aproximadamente 15 mil manifestantes contra a suposta islamização da Europa. O grupo que organizou o encontro intitula-se como Pegida, sigla alemã para "europeus patriotas contra a islamização do Ocidente", em tradução livre. Desde dezembro do ano passado, as manifestações acontecem regularmente, às segundas-feiras, e vêm ganhando cada vez mais seguidores.
O Pegida não é um partido, mas um movimento populista sustentado pela xenofobia. Ele engloba a ira e o descontentamento contra cidadãos islâmicos, generalizando a ideia de que o terrorismo é típico de todos os muçulmanos que imigram para a União Europeia. O que mais assusta é que o movimento, embora não tenha amparo político, se alimenta de mentalidades, ideias e opiniões bastante preconceituosas e segregadoras.
Com um forte aumento de intolerância social, países europeus se veem envoltos em movimentos radicais de alguns partidos. Assim é, por exemplo, o comportamento da francesa Frente Nacional (FN), de Marine Le Pen, que defende a saída da França da União Europeia e, consequentemente, da zona do euro. Além disso, endossa os protestos do Pegida.
Os austríacos, por sua vez, possuem o Partido Libertário da Áustria, cuja ideologia se sustenta no liberalismo e no nacionalismo. No Reino Unido, o Partido da Independência é de direita populista e eurocéptico e, assim como o FN, luta para se retirar do bloco socioeconômico. Já na Suíça, a União Democrática do Centro, aderente ao conservadorismo nacional, prega a redução da imigração e critica severamente o islã.
O surgimento do Pegida é concomitante ao retorno dos movimentos e partidos políticos neofascistas e neonazistas, inflamam o discurso de ódio e o etnocentrismo. Simpatizantes do nazismo crescem cada vez mais na Grécia e na Hungria. O antissemitismo aumenta na Holanda e na própria Alemanha.
O partido grego neofascista, Aurora Dourada, em um de seus manifestos deixa claro sua preocupação pelo controle estatal, sobre a economia e toda a propriedade privada, nele é possível ler: "O Estado deveria ter controle sob a propriedade privada, de forma que ela não seja perigosa para a sobrevivência do povo ou possa manipulá-lo. A economia deveria ser planificada, de forma que sirva à política nacional e assegure a máxima autossuficiência, sem dependência do mercado internacional e controle de qualquer companhia multinacional".
Nas linhas acima, é enfatizada uma política nacional que controla a economia e a subordinação ao mercado internacional é criticada. Isso nos remete ao nacional socialismo, tal qual Hitler e Mussolini pregavam. Inclusive, os seguidores do Aurora Dourada saúdam o ditador alemão como seu mentor.
A música Horst Wessel, hino adotado pelo partido nazista, foi igualmente cantada, em alto e bom tom, do lado de fora do parlamento, em Atenas. O livro Mein Kampf, de Hitler, tornou-se um best-seller na Turquia em 2005.
Seja o fascismo de Benito ou o nazismo de Adolf, as ideologias amparadas no etnocentrismo determinam uma maneira particular de reacender esses sentimentos. A concepção de pertencimento a uma sociedade baseia-se numa imposição à coletividade, na qual todos devem pensar da mesma maneira, por fazer parte de um grupo.
A Aurora Dourada, assim como outros partidos europeus, é mais do que resquício, é a herança de uma ideologia inflamada, fonte para um cenário de segregação, ódio e violência.
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