Topo

Como é a rotina de Lula na cadeia?

Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba para cumprir pena - Theo Marques/UOL
Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba para cumprir pena Imagem: Theo Marques/UOL

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

08/04/2018 15h58Atualizada em 08/04/2018 18h44

Preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde a noite deste sábado (7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa a cumprir, agora, uma rotina de detento. Condenado em segunda instância no chamado caso do tríplex do Guarujá, Lula deve cumprir uma pena de 12 anos e um mês em regime fechado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Lula tem direito a três refeições por dia, que são preparadas e levadas à PF por uma empresa terceirizada. No café da manhã, é servido café e pão com manteiga. As demais refeições, servidas em “quentinhas”, têm em geral arroz, feijão, carne e salada. As marmitas desta noite, segundo um entregador, têm arroz, feijão, macarrão, carne assada e chuchu. 

O ex-presidente tem direito a receber visitas de familiares próximos às quartas-feiras. Ele não poderá, portanto, ser visitado por aliados políticos, por exemplo. Ainda não está definido se os advogados de Lula terão trânsito livre todos os dias da semana ou se poderão visitar o ex-presidente apenas em dias preestabelecidos.

Apesar estarem também detidos na PF em Curitiba outros condenados na Operação Lava Jato, como o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-ministro Antonio Palocci, as visitas e os banhos de sol de Lula não serão realizados em conjunto com outros presos.

Além disso, Lula está detido em uma sala especial, com cama, banheiro privativo e uma mesa. Isso porque Moro, no despacho sobre a prisão do petista, ordenou que o ex-presidente ficasse em uma sala reservada devido à “dignidade do cargo ocupado” por ele, onde o petista ficará “separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

O cômodo tem 15 m² e fica no quarto andar do prédio da Superintendência da PF em Curitiba. Segundo o UOL apurou, o ex-presidente terá direito a uma televisão. Neste domingo, inclusive, Lula poderá assistir ao jogo entre Corinthians, time por que o ex-presidente torce, e Palmeiras. A partida é válida pela final do Campeonato Paulista e será transmitida pela Globo no Paraná.

Segundo Jorge Chastalo, chefe da equipe de custódia da Superintendência da PF, a sala é "bastante humanizada, bastante tranquila, um ambiente agradável para ficar, mas nada especial”.

A sala onde Lula está preso era um dormitório utilizado para receber agentes da PF de outros Estados ou advogados que precisassem pernoitar na sede da PF. O espaço não tem grades, ar-condicionado, frigobar ou câmera interna de monitoramento. Segundo a PF, no entanto, a área externa da sala será monitorada constantemente. 

De acordo com reportagem da "Folha de S.Paulo", o espaço foi reformado. O chuveiro foi trocado, e a cama beliche, substituída por uma de solteiro. A janela dá vista para a parte interna do prédio, localizado no bairro Santa Cândida, ao norte da capital paranaense.