Topo

Tragédia em Brumadinho

Brumadinho: Hóspede de pousada destruída, grávida está desaparecida em MG

Foto de 2013 mostra piscina da Pousada Fazenda Nova Estância, em Brumadinho (MG). Estabelecimento foi destruído pela lama da barragem da mineradora Vale que se rompeu - Reprodução/Facebook
Foto de 2013 mostra piscina da Pousada Fazenda Nova Estância, em Brumadinho (MG). Estabelecimento foi destruído pela lama da barragem da mineradora Vale que se rompeu Imagem: Reprodução/Facebook

Felipe Resk

28/01/2019 08h25

Eram 11h05, quando a administradora de empresas Fernanda Damian de Almeida, de 30 anos, mandou sua última mensagem no WhatsApp, avisando que havia chegado bem a Belo Horizonte na sexta-feira. Grávida de quatro meses e estudando na Austrália, estava no seu primeiro dia de férias no Brasil.

O plano era se reunir com o noivo e a família dele, então hospedados na Pousada Nova Estância, em uma área de mata em Brumadinho. "Depois disso, ela não retornou mais. Nem ela nem ninguém", conta a amiga Vanessa Stagine, de 35 anos. O local foi atingido pela lama após o rompimento da barragem da Vale na última sexta-feira (25).

O que todos da família de Vanessa sabem é que a pousada foi destroçada pela lama. "A família do noivo já estava lá, mas a gente não sabe se ela chegou ou não", diz a amiga.

Mapa Brumadinho - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL
Com a tragédia, funcionários e hóspedes da Nova Estância ampliaram a lista de desaparecidos. Embora nenhum deles conste entre os 19 mortos identificados pela Polícia Civil, a rede Number One chegou a divulgar nota informando a morte do proprietário da pousada, Márcio Paulo Mascarenhas, fundador da escola de inglês, além da mulher dele e de um filho.

Já sobre Fernanda, não há notícias. "A gente está na internet, procurando em grupos com mais de 300 pessoas, ninguém sabe de nada", conta Vanessa, que mora em Curitiba, a cidade natal da amiga desaparecida.

Também não foram encontrados o noivo Luis Taliberti Ribeiro Silva, de 33 anos, o sogro Adriano Ribeiro da Silva, 60, a sogra Maria Lourdes Ribeiro, 58, e a cunhada. A família atua no setor imobiliário no interior de São Paulo.

Fernanda está grávida de um menino. "É a primeira gravidez. Ela estava muito contente com tudo", conta Vanessa. "O pior é não conseguir informação. Já estamos perdendo a esperança." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja o caminho percorrido pela lama da barragem de Brumadinho

UOL Notícias

Tragédia em Brumadinho