Topo

Cinco capitais têm segundo turno com empate; confira últimas pesquisas

Levantamentos apontam ainda para a reeleição de pelo menos 4 atuais prefeitos - Ascom/TSE
Levantamentos apontam ainda para a reeleição de pelo menos 4 atuais prefeitos Imagem: Ascom/TSE

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 10h41

Cinco das 18 capitais que passam pelo segundo turno neste domingo (29) para definir seus próximos prefeitos terão uma disputa acirrada nas urnas, conforme apontam as últimas pesquisas divulgadas por Ibope e Datafolha.

Em Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Recife e Vitória, o cenário é de empate entre os candidatos, de acordo com os levantamentos. Em outras quatro capitais, Aracaju, Boa Vista, Porto Velho e São Paulo, as pesquisas indicam vantagem dos atuais prefeitos.

Veja, a seguir, o cenário indicado pelas pesquisas nas 18 capitais brasileiras que terão segundo turno. As cidades estão listadas por ordem alfabética.

Aracaju

Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (26) aponta liderança do atual prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira (PDT), com 53% das intenções de votos. Adversária dele no segundo turno, a Delegada Danielle (Cidadania) aparece com 32% da preferência do eleitorado da capital de Sergipe. A pesquisa anterior mostrava Nogueira com 55% e Danielle com 31%.

Considerando apenas os votos válidos (quando são descontados votos brancos e nulos e os eleitores indecisos), a vantagem de Edvaldo é ainda maior: neste cenário, ele tem 62% das intenções de voto, e Danielle, 38%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Belém

Pesquisa Ibope divulgada no sábado (28) aponta a vitória de Edmilson Rodrigues (PSOL), com 58% dos votos válidos. Em relação à pesquisa anterior, de 21 de novembro, o psolista subiu seis pontos percentuais. Já o seu adversário Delegado Eguchi (Patriota) caiu de 48% para 42%.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Boa Vista

Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (26) mostra o atual prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), na liderança da disputa eleitoral com 69% das intenções de voto. O deputado federal Ottaci (Solidariedade) aparece com 18%.

Em relação à pesquisa anterior, de 20 de novembro, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Arthur Henrique tinha 67%, e Ottaci, 19%.

Cuiabá

Abilio (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB) aparecem rigorosamente empatados, com 45% das intenções de voto, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, no segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada sexta-feira (27).

A pesquisa anterior mostrava Abilio com 48% e, Emanuel Pinheiro, com 40%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fortaleza

Pesquisas realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha apontam para uma vitória de Sarto (PDT) na disputa pela prefeitura de Fortaleza.

De acordo com a pesquisa Ibope, divulgada no sábado (28), Sarto tem 61% dos votos válidos. Seu adversário, Capitão Wagner (Pros), aparece com 39%. Sarto oscilou positivamente um ponto em relação à pesquisa anterior, de cinco dias atrás. Já Wagner foi de 40% para 39%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O cálculo de votos válidos não leva em consideração brancos, nulos e indecisos. No cálculo de votos totais, Sarto tem 54%, um ponto a mais do que na pesquisa anterior, uma oscilação dentro da margem de erro. Wagner, por sua vez, permaneceu com 35%.

Na pesquisa realizada pelo Datafolha, também divulgada no sábado, Sarto aparece com 57% dos votos válidos, contra 43% de Capitão Wagner. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Goiânia

Pesquisa Ibope divulgada no sábado (28) aponta para vitória do ex-senador Maguito Vilela (MDB) para a Prefeitura de Goiânia. Ele aparece com 59% dos votos válidos. Seu adversário, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), tem 41%.

Em relação à pesquisa anterior, de 24 de novembro, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais. Na ocasião, Maguito tinha 63% dos votos válidos, e Vanderlan, 37%.

João Pessoa

Pesquisa Ibope divulgada no sábado (28) aponta para a vitória de Cícero Luna (PP), com 58% dos votos válidos, contra Nilvan Ferreira (MDB), que aparece com 42%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com relação ao levantamento anterior, de 24 de novembro, Cícero Lucena oscilou três pontos para cima, indo de 55% para 58%. Já Nilvan Ferreira foi de 45% para 42%, uma oscilação negativa na mesma proporção.

Maceió

Pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (27) mostra o deputado federal JHC (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Maceió. O pessebista aparece com 48% das intenções dos votos totais. Já Alfredo Gaspar (MDB) aparece com 36%.

O candidato do PSB subiu seis pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior, de 23 de novembro, passando de 42% para 48%. Já seu adversário pouco variou, tendo oscilado negativamente de 38% para 36%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Levando em conta apenas os votos válidos, JHC aparece com 57% das intenções de voto e, Gaspar, com 43%.

Manaus

Os ex-governadores do Amazonas David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos) aparecem tecnicamente empatados na disputa eleitoral pela Prefeitura de Manaus, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (27).

David aparece com 44% das intenções de voto, e Amazonino marca 40%, depois de crescer 8 pontos em relação ao último levantamento, em 21 de novembro.

Já David Almeida tinha 47% na semana passada, oscilando dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Amazonino estava com 32%.

Porto Alegre

Pesquisa Ibope divulgada no sábado (28) mostra uma virada numérica de Manuela D'Ávila (PCdoB) sobre Sebastião Melo (MDB) na disputa para a Prefeitura de Porto Alegre. A candidata, no entanto, continua tecnicamente empatada com o adversário.

Manuela tem 51% dos votos válidos ante 49% do adversário. Na pesquisa anterior, as posições estavam trocadas: Melo estava à frente numericamente, com 54%, enquanto a candidata do PCdoB tinha 46%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Porto Velho

Candidato à reeleição, Hildon Chaves (PSDB) lidera a disputa contra Cristiane Lopes (Progressistas) pela Prefeitura de Porto Velho, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope na sexta-feira (27). O tucano aparece com 51% das intenções de voto neste segundo turno, enquanto a adversária tem 34%.

Em relação ao último levantamento, divulgado em 21 de novembro, o cenário pouco mudou: Hildon oscilou positivamente de 49% para 51%; já Cristiane variou um ponto para cima, indo de 33% para 34%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Recife

João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) estão numericamente empatados na disputa do segundo turno pela Prefeitura do Recife, de acordo com as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (28). Em ambas, cada candidato tem 50% dos votos válidos.

No Ibope, Campos oscilou negativamente de 51% para 50%. Marília, por sua vez, passou de 49%, no dia 25 de novembro, para 50%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior realizada pelo Datafolha, divulgada em 26 de novembro, João Campos tinha 48%, e Marília Arraes, 52%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rio Branco

Pesquisa Ibope para a Prefeitura de Rio Branco aponta Tião Bocalom (PP) na liderança da disputa do segundo turno, com 61% das intenções de votos totais. O levantamento foi divulgado na noite de sexta-feira (26) e mostra a atual prefeita e candidata à reeleição, Socorro Neri (PSB), com 32%.

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação ao levantamento anterior do Ibope, divulgado em 20 de novembro, Bocalom oscilou quatro pontos para baixo, mantendo-se dentro da margem de erro. Neri também permaneceu dentro da margem, com oscilação de quatro pontos para cima.

Rio de Janeiro

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (28) indicam a vitória de Eduardo Paes (DEM) sobre o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos).

Paes, que foi prefeito da cidade entre 2009 e 2017, aparece na pesquisa Ibope com 68% votos válidos, três pontos a mais do que a última pesquisa, de 25 de novembro.

Já Crivella tem 32%, três pontos a menos do que no levantamento anterior. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha, por sua vez, mostra Paes com 68% dos votos válidos e Crivella com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Luís

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) lidera a disputa eleitoral pela prefeitura de São Luís com 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (27). O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) aparece com 42%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação ao levantamento anterior, de 20 de novembro, Braide variou positivamente em um ponto percentual e Duarte Júnior permaneceu com a mesma pontuação.

São Paulo

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (28) apontam para a vitória do atual prefeito Bruno Covas (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Nos dois levantamentos, o tucano manteve uma vantagem de ao menos oito pontos percentuais em relação ao adversário Guilherme Boulos (PSOL).

Na pesquisa Ibope, os dois candidatos mantiveram os índices da pesquisa passada: Covas com 57% dos votos válidos, e Boulos com 43%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha, por sua vez, mostra Covas com 55% dos votos válidos e Boulos com 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Teresina

Pesquisa Ibope divulgada no sábado (28) mostra o candidato Dr. Pessoa (MDB) com grande vantagem sobre seu adversário, Kleber Montezuma (PSDB), na disputa de segundo turno para a Prefeitura de Teresina.

A diferença é de mais de 30 pontos percentuais. Dr. Pessoa oscilou positivamente em relação ao levantamento anterior, de 23 de novembro, passando de 65% para 68% das intenções de votos válidos. Já Montezuma foi de 35% para 32%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vitória

A última pesquisa Ibope para o segundo turno da eleição municipal em Vitória mostra que Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) estão numericamente empatados na disputa pela prefeitura. Cada um tem 50% das intenções de votos válidos, de acordo com o levantamento divulgado no sábado (28).

Os candidatos já estavam tecnicamente empatados na pesquisa anterior, de 23 de novembro, mas Coser oscilou positivamente três pontos percentuais e igualou a porcentagem do adversário, que variou negativamente de 53% para 50%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!