Topo

Lula deveria ser o candidato do PT para 58%, aponta Datafolha

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

09/05/2014 12h53Atualizada em 09/05/2014 14h49

Além de mostrar uma redução em relação ao segundo colocado, a pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (9) traz outra notícia ruim para a presidente Dilma Rousseff: 58% dos entrevistados afirmam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ser o candidato do PT.  Apenas 19% disseram que Dilma deveria ser a candidata petista.

Considerando somente aqueles que declararam preferência pelo partido, o porcentual que acha que Lula deveria ser o candidato sobe para 75%, contra 23% que dizem que a atual presidente deve ser o nome do PT.

A pesquisa de intenção de voto confirmou tendência de queda de Dilma, que aparece em primeiro lugar com 37%. O segundo colocado é o senador Aécio Campos (PSDB-MG), com 20%. O terceiro lugar é ocupado pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que teve 11%.

O coro do movimento 'Volta, Lula' tem crescido nas últimas semanas. Até um partido da base do governo Dilma defendeu publicamente a troca por Lula. A presidente chegou a dizer que não se importava com isso, enquanto Lula reafirmou que ela será a candidata do PT.

Porém, levantamento feito pela "Folha de S. Paulo" com as bancadas do partido na Câmara e no Senado mostra que a situação não é consenso entre os congressistas. Dos 101 deputados e senadores petistas atualmente em exercício, 13 dizem preferir o nome de Lula para a disputa eleitoral deste ano.

PT minimiza Datafolha

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho (SP), minimizou o resultado da pesquisa.

“A pesquisa é um retrato do momento. Com o início da campanha, a nossa militância vai fazer a diferença e os debates serão mais frequentes”, afirmou Vicentinho.

Segundo ele, no período eleitoral, a população terá mais chance de comparar as propostas dos diferentes partidos.

Desejo de mudança é o mais importante, diz Aécio

Para Aécio, único pré-candidato à Presidência a crescer na pesquisa, mais importante do que registrar aumento nas intenções de voto é o fato de que mais de 70% dos entrevistados querem mudanças em relação ao atual governo.

“O dado relevante é que (...) mais de 70% da população quer mudanças e mudanças profundas, e nós estamos caminhando para mostrar aos brasileiros (...) que nós temos as propostas que mostram que somos a mudança segura que o Brasil precisa ter”, disse Aécio em entrevista coletiva durante encontro com lideranças políticas em Maceió (AL).

Nunca tive dúvida de que haverá 2º turno, diz Campos

Campos declarou que o fato de a pesquisa apontar que 25% do eleitorado o conhece é um bom sinal. O ex-governador de Pernambuco afirmou esperar aumentar sua intenção de voto com o início da campanha eleitoral em rádio e TV.

"Nunca tive dúvida de que essa eleição será em dois turnos e está completamente aberta”, declarou em São Paulo, onde participa de encontro com membro da coligação PSB-Rede-PPS-PPL . “Eu vejo as pesquisas neste instante com muito otimismo.”

Ao lado de sua pré-candidata a vice, a ex-senadora Marina Silva, Campos lembrou da trajetória da aliada na eleição de 2010, quando ela terminou o primeiro turno com 20%. “Nós vamos largar (no início da campanha em rádio e TV) do lugar onde ela [Marina] chegou”, afirmou.

“O ponto que todas as pesquisas têm apresentado... é que passo a passo o desejo de mudança só vai se ampliando”.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 7 e 8 de maio com 2.844 pessoas em 174 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00104/2014.