Topo

Laranjal do PSL invade bloco de super-heróis em Olinda

Mateus Araújo 

Colaboração para o UOL, em Olinda

03/03/2019 12h57

A tradicional festa dos super-heróis no Carnaval olindense ganhou tom político neste ano, com uma "invasão" de laranjas e super-laranjas - em sátira às denúncias de candidaturas de fachada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. 

O Enquanto Isso na Sala da Justiça, bloco que sai todo domingo de Carnaval do Alto da Sé, centro histórico da cidade, reuniu centenas de foliões que investem em fantasias das mais variadas: dos tradicionais Batman e Superman, passando pelos mais recentes fenômenos de bilheteria Vingadores, Pantera Negra e Aquaman, até aqueles heróis improvisados pela criatividade do povo.

"A irreverência e a provocação são marcas do Carnaval da gente", diz o músico Luciano Queiroz, 45 anos, que se vestiu de Super-Queiroz, em referência ao motorista Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e acusado de ser laranja da família do presidente.

Olinda tem um Carnaval politizado, sobretudo pela lado da esquerda. E é importante a gente trazer essas questões para a festa. Por isso eu vim de super-herói da família Bolsonaro. Luciano Queiroz

No caso da historiadora Silvia Couceiro, 60 anos, a sátira foi em grupo. Ela e os amigos criaram a fantasia O Laranjal, também em crítica ao presidente Bolsonaro. "Temos um grupo de 20 pessoas que há 15 anos cria fantasias com temas políticos. Esse ano decidimos vir de laranjal e vamos nos encontrar com outras pessoas que vêm fantasiadas de 'Circo dos Horrores', com personagens da política brasileira atual."

Super-heróis fazem a festa nas ladeiras de Olinda

TV Jornal

Heróis

Embora o bloco homenageie a equipe de heróis da DC Comics, A Liga da Justiça, foram os personagens da Marvel que ganharam espaço esse ano. Impulsionado pelas grandes bilheterias no cinema, figuras como Pantera Negra, Capital América, Thor e Homem de Ferro ganharam as ladeiras olindense - além do Homem-Aranha, que anualmente faz sua descida apoteótica de um prédio na concentração do bloco. 

A Sala da Justiça de 2019 também fez uma homenagem a Stan Lee, criador dos mais famosos personagens da Marvel, que morreu no final do ano passado.

Recife e Olinda