"Quero justiça, peço justiça para todos, por todos, nós somos mães, eles são pais de família, então nós estamos sofrendo", declarou à AFP Edeluze, de 67 anos, ao enterrar o filho Márcio Bezerra, que deixou três filhos e dois netos.
Segundo reportagens da imprensa, outras cinco pessoas foram sepultadas neste sábado em dois cemitérios do Rio em meio a cenas de dor. Hoje, outras 13 serão enterradas.
A Polícia Civil, responsável pela operação, afirmou que todos os mortos eram "criminosos" e divulgou ontem os nomes dos 27 suspeitos.
A corporação garante que a operação no Jacarezinho, considerado um bastião do grupo criminoso Comando Vermelho, buscou desmantelar uma quadrilha que recrutava crianças e adolescentes para o crime.
A operação, realizada nas primeiras horas da quinta-feira, transformou o Jacarezinho em um campo de batalha, com cadáveres espalhados e poças de sangue nas ruas estreitas, segundo testemunhas.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), "que esclareça as circunstâncias da operação" diante do possível "descumprimento" da decisão do STF de suspender esse tipo de ação nas favelas durante a pandemia.
A polícia garante que respeitou todos os protocolos e que disparou para se defender.
Operação no Jacarezinho (RJ) deixa dezenas de mortos
1 / 20
Fuga
Homens pulam entre casas durante operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A ação deixou dezenas de mortos
Grande apreensão de armas, drogas e munição é levada para a Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. A apreensão é resultado da operação realizada na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. A ação policial na favela do Jacarezinho deixou dezenas de mortos na manhã de hoje.
Policial durante a operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas no Jacarezinho, nesta quinta feira; um policial civil que participava da operação, chamado André Leonardo de Mello Frias, morreu após ser atingido na cabeça
Leia maisREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
6 / 20
Buracos na parede da comunidade do Jacarezinho nesta quinta feira (06) após operação policial contra o tráfico de drogas na região
Leia maisREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
7 / 20
Policial durante operação contra o tráfico na comunidade do Jacarezinho, no Rio, que deixou dezenas de mortos
Leia maisREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
8 / 20
Medo
Pessoa aparentemente em situação de rua tenta se proteger durante a operação da Polícia Civil no Jacarezinho, que deixou dezenas de mortos e feriu passageiros que estavam em composições do metrô da cidade
Leia maisREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
9 / 20
Armamento pesado
Policiais utilizam armamento pesado durante operação da Polícia Civil no Jacarezinho, nesta quinta feira, que culminou na morte de dezenas de pessoas
Leia maisREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
10 / 20
Desespero
Mãe e familiares de um dos homens mortos na operação no Jacarezinho em desespero e chorando em frente a emergência de um hospital no RJ; operação deixou dezenas de mortos
"O energúmeno poderia, além de citar os direitos dos bandidos, nos informar onde eles conseguiram porte de arma de fogo", atacou o presidente no Twitter, junto com um curto vídeo de um analista do canal CNN Brasil que comentava a operação policial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.