Topo

Israel convoca delegação no Egito e suspende diálogo após quebra da trégua

Em Gaza

19/08/2014 12h20Atualizada em 19/08/2014 13h17

O lançamento de três foguetes por parte das milícias palestinas contra o sul de Israel e sua consequente resposta bélica encerraram nesta terça-feira (19) os diálogos em busca de um cessar-fogo permanente que eram realizados no Cairo.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL


Segundo o jornal "Haaretz", logo após tomar conhecimento dos disparos ao sul de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou o retorno da delegação que há dias negociava um cessar-fogo permanente na capital egípcia.

"Fontes do governo disseram que as negociações sobre a trégua no Cairo foram encerradas e que, após o lançamento de foguetes desde Gaza, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa, [Moshe Yaalon] ordenaram o retorno da delegação israelense", informou a fonte citada.


Anteriormente, em comunicado, o Exército israelense informou que projéteis lançados a partir da faixa caíram em áreas descampadas próximas à cidade de Beersheva, a mais povoada do sul de Israel, sem causar danos e nem vítimas.

Na sequência, Israel confirmou que suas forças tinham respondido à agressão, embora não tenham especificado de que maneira e em quais locais os ataques foram realizados.

Fontes palestinas em Gaza, por sua parte, indicaram que aviões de combate israelenses bombardearam zonas agrícolas na cidade setentrional de Beit Lahyia e outras áreas do norte da faixa, acusando o governo israelense de ter rompido a trégua.