Topo

Maduro mostra vídeo de Chávez pedindo votos e denuncia ameaça da direita

Thiago Varella

Do UOL, em Caracas (Venezuela)

11/04/2013 22h28

Durante seu discurso nesta quinta-feira (11) para uma multidão em Caracas, no último dia de campanha presidencial na Venezuela, Nicolás Maduro usou um vídeo do ex-presidente Hugo Chávez pedindo votos ao candidato.

No fim do ano passado, Chávez disse que caso sua doença o impossibilitasse de ser presidente ou o matasse, o que de fato aconteceu em março deste ano, que a população votasse em Maduro, que era vice-presidente.

Ao se dirigir aos simpatizantes do chavismo que lotaram o centro da capital venezuelana, Maduro falou quase que exclusivamente de Chávez e, ao apresentar suas propostas, se limitou a dizer que manteria as conquistas de seu antecessor e deu vagas ideias do que pretende implantar.

“Vou manter o ensino gratuito de qualidade em todo o país, porque escola privada é coisa de burguês”, afirmou.

Maduro também prometeu montar um grupo secreto que irá investigar casos de corrupção no país, mas não deu detalhes da proposta.

Quando não falou de Chávez, Maduro denunciou ameaças da direita ou atacou seu adversário, Henrique Capriles. O chavista afirmou que na sexta-feira (12), sua equipe vai dar detalhes sobre um grupo de colombianos paramilitares presos na Venezuela.

Segundo Maduro, o grupo estaria no país, contratado por membros da direita, para assassinar algumas pessoas da esquerda venezuelana, inclusive ele.

Ao criticar Capriles, o chavista fez uma referência ao ato da oposição no último domingo (7), no mesmo local em que Maduro estava discursando.

“Eles vieram e encheram a avenida pela metade. Isso quer dizer que aqui existe uma democracia mobilizada e não uma ditadura como eles dizem”, afirmou.