Maduro está 18 pontos à frente de Caprilles, mostra pesquisa
Se as eleições presidenciais na Venezuela fossem esta semana, o candidato socialista Nicolás Maduro obteria 53% dos votos, enquanto o candidato de direita Henrique Capriles teria 35% dos votos – uma diferença de 18 pontos percentuais.
UOL EM CARACAS
Na Venezuela, preço de um iogurte equivale a três tanques de gasolina
Brasileiros chavistas dizem que processo revolucionário vai continuar
'Ele me recebeu, então precisava me despedir', diz brasileira que viu corpo de Chávez
Enfermeira de hospital onde Chávez morreu espera 24 h para ver corpo
Boné que alude a golpe fracassado de Chávez vira suvenir cobiçado na Venezuela
"Oposição deve enfrentar Maduro nas eleições, e não Chávez", diz analista venezuelano
De 'esquerda', torcida do Caracas ignora homenagem a Chávez e vibra com vitória
Os números foram divulgados pelo diretor da Hinterlaces (empresa que analisa intenções de votos), Oscar Schemel. Segundo ele, 61% dos venezuelanos acreditam que Maduro será o vencedor do pleito no país, marcado para 14 de abril.
Schemel explicou que os números são resultado de uma pesquisa eleitoral feita em 1,6 mil localidades da Venezuela até o dia 16 de março.
A Hinterlaces foi uma das entidades que previram a vitória de Chávez em outubro, que com mais de 55% derrotou Capriles (44%), governador do Estado de Miranda (norte).
O líder opositor rejeita as pesquisas da empresa.
Sete candidatos deverão disputar as eleições presidenciais de 14 de abril na Venezuela, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que recusou o registro de um dos postulantes, Gonzalo Contreras, por descumprimento de um dos requisitos legais para a candidatura: a apresentação do plano de governo.
Além do presidente interino Nicolás Maduro e do oposicionista Henrique Capriles, que perdeu a última eleição para Hugo Chávez, em outubro do ano passado, poderão concorrer ao cargo Eusebio Méndez, Reina Sequera, María Bolívar, Fredy Tabarquino e Julio Mora.
Apontado pelo próprio Chávez como seu futuro sucessor, Maduro entra na disputa com o apoio de 14 organizações. Principal nome da oposição, o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, é o candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD).
Hugo Chávez, que foi eleito em outubro para o quarto mandato consecutivo, morreu no último dia 5, em Caracas. Ele não chegou a tomar posse do cargo na data prevista, 10 de janeiro, porque estava em Cuba para tratamento de câncer. Nicolás Maduro, que era o vice-presidente de Chávez, assumiu interinamente a chefia do governo.
Outras pesquisas
Uma pesquisa do instituto Datanálisis, divulgada na segunda-feira (18) pelo banco de investimentos britânico Barclays, indicou que Maduro, que assumiu a presidência interina após a morte de Chávez, está 14,4 pontos à frente de Capriles, com 49,2% das intenções de voto contra 34,8% de seu rival, mas não indicou o percentual de indecisos.
O Datanálisis não confirmou os resultados da pesquisa porque seu fim é privado.
(Com informações da Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.