Topo

Número de mortos em desabamento de prédio em Bangladesh chega a 922

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 05h21Atualizada em 09/05/2013 05h22

O número de pessoas mortas no desabamento de um prédio em Bangladesh chegou a 922, informaram autoridades locais nesta quinta-feira (9). Ainda é incerta a quantidade de pessoas desaparecidas. 

"Estamos trabalhando dia e noite sem pausa para resgatar os corpos que ainda estão entre os escombros. Não pararemos a operação até que tenhamos recuperado todos os corpos", afirmou o porta-voz do Exército Shahinulá Islã.

Eles serão encaminhados para hospitais da capital Dacca, onde vão passar por teste de DNA para serem identificados.

Um total de 648 corpos foi entregue aos parentes, acrescentou o oficial. Os demais que não foram identificados acabaram sendo enterrados como indigentes pelo governo.

Mais de 2.500 pessoas foram resgatadas com vida desde o dia 24 de abril, quando o prédio de oito andares que abrigava cinco fábricas de roupas desabou. Mais de 3.000 pessoas trabalhavam no local.

A polícia de Bangladesh prendeu nove pessoas, incluindo o proprietário do edifício e responsáveis pelas fábricas, por terem forçados os trabalhadores a permanecer no local apesar das rachaduras constatadas no imóvel um dia antes da tragédia.

Fábricas fechadas

Bangladesh anunciou nesta quarta-feira (8) o fechamento de fábricas do setor têxtil por razões de segurança.

"Dezesseis fábricas foram fechadas em Dacca e duas outras em Chittagong", a segunda maior cidade do país, anunciou à imprensa o ministro da Indústria Têxtil, Abdul Latif Siddique, que indicou que outras usinas serão fechadas como parte do plano de reforço das medidas de segurança.

Temendo que as marcas ocidentais abandonem os fornecedores de Bangladesh, o governo anunciou na segunda-feira (6) a criação de uma nova comissão de inquérito para inspecionar cerca de 4.500 fábricas têxteis em busca de quaisquer defeitos de construção. O ministro da Indústria Têxtil foi nomeado chefe da comissão.(Com Efe e AP)