Topo

Conselho de Segurança da ONU pede imediata cessação de hostilidades em Gaza

Vitaly Churkin (à esquerda), embaixador da Rússia na ONU conversa com jornalistas do lado de fora da sala do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York minutos antes da reunião de emergência convocada para discutir a situação na faixa de Gaza - Stan Honda/AFP
Vitaly Churkin (à esquerda), embaixador da Rússia na ONU conversa com jornalistas do lado de fora da sala do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York minutos antes da reunião de emergência convocada para discutir a situação na faixa de Gaza Imagem: Stan Honda/AFP

21/07/2014 01h47

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu neste domingo (20) "a imediata cessação de hostilidades" na faixa de Gaza e expressou sua "séria preocupação" com a escalada da violência na região.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

Em declaração lida aos jornalistas pelo presidente rotativo do Conselho, o ruandês Eugene Gasana, o órgão agradece os esforços do Egito para que o movimento palestino Hamas e Israel alcancem um cessar-fogo, trabalho na qual está sendo apoiado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A declaração foi dada a jornalistas após uma reunião de duas horas realizada a portas fechadas, em carater de emergência na sede da ONU, em Nova York, para analisar a situação nessa região do Oriente Médio. Segundo o texto, o conselho faz um apelo para "o respeito das leis humanitárias internacionais, incluindo a proteção dos civis", insistindo na necessidade de conseguir tréguas entre as duas partes por razões humanitárias.

Também expressa sua "séria preocupação" com o crescente número de vítimas e diz que o pedido para um cessar-fogo deve se basear nos convênios assinados em novembro de 2012 que permitiram a cessação de hostilidades em Gaza.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon está de viagem pelo Oriente Médio a fim de impulsionar com líderes regionais um cessar-fogo, depois que neste domingo se viveu em Gaza o dia mais violento dos últimos dias, com mais de 60 palestinos e 13 soldados israelenses mortos.

Desde o dia 8 de julho, pelo menos 423 palestinos morreram no conflito, incluindo cerca de 100 crianças, além de mais de 3.000 feridos.

Ban voltou a condenar a violência da ofensiva israelense contra Gaza, e fez apelos para um cessar-fogo. Na capital do Catar, Doha, ele se reuniu com líderes palestinos e com autoridades do país. Depois desta etapa foi para o Kuwait para depois continuar com sua viagem ao Cairo, Jerusalém, Ramala e Amã.