Topo

Exército israelense começa retirada de tanques na fronteira de Gaza

Em Jerusalém

27/08/2014 14h27Atualizada em 27/08/2014 14h35

O Exército israelense começou nesta quarta-feira (27) a recuar as tropas de infantaria e cavalaria blindada que foram enviadas para a fronteira com Gaza, quase um dia após assinar o cessar-fogo permanente com as milícias palestinas.

De acordo com a imprensa local, unidades de logística começaram a transferir os tanques e outras equipes de engenharia bélica que tinham sido desdobrados para a operação terrestre para outras bases fora desta região.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

Mesmo assim, as divisões de combate, em particular a de Gaza, ainda não desceram o nível de alerta, que continua alto, conforme explicou o jornal "Yedioth Ahronoth", o de maior tiragem no país, em seu site.

Palestinos e israelenses acertaram na tarde de ontem uma cessação permanente das hostilidades, após 50 dias de conflito que causaram a morte a mais de 2.100 palestinos, a grande maioria civis, sendo mais de 250 crianças, e 10.600 feridos.

Além disso, 64 soldados israelenses e quatro civis, entre eles uma criança, morreram em combates com as milícias por conta do lançamento de projéteis a partir da faixa.

Mais de 450 mil palestinos se viram obrigados a abandonar suas casas e se transformaram em deslocados internos, número que representa um quarto da população.