Chávez venceu a primeira batalha rumo a marca de 20 anos no poder

Jorge Castañeda

Jorge Castañeda

  • Jorge Silva/Reuters

    Garota segura uma foto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante comício em Caracas

    Garota segura uma foto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante comício em Caracas

Hugo Chávez foi reeleito, e a menos que algum imprevisto aconteça se manterá até 2019, isto é, 20 anos depois de ter tomado posse pela primeira vez. Será o mandatário eleito com mais tempo no poder na história moderna da América Latina (Porfirio Díaz não teve eleições democráticas). Uma verdadeira façanha.

Pelo menos três fatores explicam isso. O primeiro, óbvio, é o petróleo: sem esse recurso, Chávez não poderia ter financiado as políticas sociais que pôs em prática durante esses 14 anos, e sobretudo a partir de meados de 2002, favorecendo muita gente castigada por anos de desperdício e corrupção na Venezuela. É difícil saber com certeza os dados, mas estima-se que desde 1999, o primeiro ano de Chávez no poder, até o final de 2011 ingressaram na Venezuela US$ 840 bilhões pela exportação de petróleo cru. Muito dinheiro para um país com menos de 30 milhões de habitantes.

O segundo é o fator cubano: Chávez subsidia os irmãos Castro e estes entregam a Chávez os ingredientes indispensáveis de sua política social e de segurança. Sem os médicos cubanos não haveria missões "bairros adentro"; sem os anéis de segurança cubanos, Chávez não poderia confiar em seu próprio aparato; e sem a inteligência cubana não poderia vigiar e neutralizar seus próprios militares. A equação resultante é que sem petróleo não há política social nem cubanos; sem cubanos não há política social nem de segurança e inteligência; sem política social, segurança e inteligência não se ganham cinco de seis eleições.

O terceiro fator é Chávez. É um político extraordinário em campanha, uma máquina de obtenção de votos e um gênio para se conectar com o que se poderia chamar de "alma" do povo venezuelano. Em uma sociedade étnica, social, geográfica e ideologicamente fraturada por décadas de maus governos, Chávez polarizou a sociedade venezuelana, mas uniu seus seguidores recorrendo a todos os estereótipos imagináveis, desde o desprezo pela cor da pele ou o tamanho da carteira de seus adversários, até seus insultos internacionais.

No mundo, Chávez está ficando só: já não o acompanham os ultimados ditadores do Iraque e da Líbia, e provavelmente tampouco o da Síria; e em uma dessas seu amigo Ahmadinejad também perderá o emprego. Mas não está só dentro da Venezuela, seus dotes de político em campanha perpétua, mobilizando as massas de seus seguidores, se mantêm intactos, apesar de sua saúde.

Por sua vez, a oposição encabeçada por Henrique Capriles deu uma grande batalha. Travou-a em condições ao mesmo tempo desvantajosas e inevitáveis. Desvantajosas porque todos sabemos como a totalidade dos recursos do Estado venezuelano foram postos a serviço de um candidato; sabemos que os meios de comunicação de massa se inclinaram em  favor de Chávez; e sabemos que o aparelho eleitoral estava disposto a fazer o necessário para que Chávez vencesse se fosse o caso.

A oposição teve de lidar com o cenário inimaginável de uma derrota chavista. Se os analistas mal podíamos conceber uma Venezuela sem Chávez, os eleitores tampouco. As perguntas eram muitas: Chávez aceitaria uma derrota? O exército aceitaria uma derrota? As milícias armadas aceitariam uma derrota?

Apesar de tudo isso, a oposição não podia deixar de disputar. Não podia denunciar sistematicamente a disparidade da disputa sem desanimar seus partidários. Não podia desqualificar o processo sem desqualificar-se a si mesma. Não tiveram outro remédio, a oposição e Capriles, que disputar e apresentar a melhor cara diante de uma situação impossível nos fatos. Abster-se, como no passado, implicaria condenar-se à marginalização; participar denunciando a iniquidade das regras e dos recursos equivaleria a um suicídio eleitoral. Não havia boas saídas, e a menos má foi a escolhida pela oposição. Poderão colher no futuro.
 
 

Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Jorge Castañeda

Jorge Castañeda foi chanceler do México e é autor de uma das mais extensivas biografias já publicadas sobre Che Guevara.

UOL Cursos Online

Todos os cursos