Topo

Tragédia em Brumadinho

Brumadinho: bombeiros encontram corpo quase intacto 5 meses após tragédia

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

04/07/2019 09h37

Mais de cinco meses após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), o Corpo de Bombeiros informou que encontrou na noite de ontem mais um corpo praticamente intacto de uma vítima da tragédia.

Segundo a corporação, trata-se do corpo de um homem que estava praticamente intacto e foi encontrado na área denominada Remanso 1, onde a massa de rejeito ficou represada.

No bolso da calça, havia um documento de identidade que confere com um dos nomes da lista de pessoas ainda não encontradas.

O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) e caberá a Polícia Civil fazer a identificação, confirmando se a identidade pertence à pessoa encontrada. Até o momento, 246 mortos foram identificados e 24 pessoas seguem desaparecidas. O corpo localizado ontem ainda não entrou na relação dos 246 identificados.

Em nota, a Polícia Civil informou que o corpo está incompleto e que já coletou material de DNA para o trabalho de identificação porque constatou-se a inexistência de impressões digitais viáveis.

No mês passado, os bombeiros também encontraram um corpo praticamente intacto. Na ocasião, o tenente da corporação Pedro Aihara disse que a explicação se deve provavelmente ao contato com o minério explorado pela Vale.

"O rejeito de minério de ferro acaba atuando como uma espécie de barreira. Lá, o material é puramente mineral e você não tem tanta atividade orgânica. É a atividade orgânica que gera a decomposição", afirmou.

Achar corpos inteiros, no entanto, é a exceção. Praticamente todos os dias os bombeiros localizam segmentos de corpos, na maioria das vezes pedaços de tecidos moles putrefeitos separados dos ossos - o que tem dificultado o trabalho de identificação, baseado hoje em exames de DNA.

A tragédia completou cinco meses no último dia 25 e ainda mobiliza os bombeiros, que procuram por desaparecidos. Não há previsão para que as buscas sejam encerradas.

Brumadinho: CPI recomenda indiciamento de 14 pessoas

Band Notí­cias
Errata: este conteúdo foi atualizado
O título da matéria informou incorretamente que o corpo encontrado estava intacto, de acordo com as informações passadas pelo Corpo de Bombeiros. Porém, posteriormente, o órgão informou que o corpo estava praticamente intacto. Portanto, o título foi corrigido.

Tragédia em Brumadinho