Acusado diz que atentado de Boston teve motivação religiosa e cita guerras no Iraque e no Afeganistão
Dzhokhar Tsarnaev, 19, acusado pelas explosões na Maratona de Boston, disse aos investigadores que quem planejou o atentado foi seu irmão Tamerlan Tsarnaev, 26 --morto em um confronto com a polícia--, mas que os dois foram responsáveis pela execução do plano.
Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston
Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.
- Tsarnaev: Agimos por motivos religiosos
- "Mãe, eu te amo", disse suspeito morto
- Irmãos eram "bons alunos e atletas"
- Mulher de suspeito morto "chora muito"
- Revista online ensinou a fazer bomba
- "Meu filho é um verdadeiro anjo", diz pai
- Vídeo: suspeito faz piada com sotaque
- Tia desconfia de farsa e pede provas
- Suspeito se diz fã de rap e defende Islã
- Suspeito diz não ter amigos nos EUA
De acordo com o jornal “The Washington Post”, Dzokhar também contou à polícia que o atentado foi a forma encontrada por ele e o irmão para protestar contra as guerras dos Estados Unidos no Iraque --país do qual os EUA retiraram suas últimas tropas em dezembro de 2011-- e no Afeganistão --onde os soldados americanos permanecerão até 2014, conforme o plano do presidente Barack Obama.
Os atentados deixaram três mortos e 264 feridos no último dia 15. Dzhokhar foi capturado na sexta-feira (19) e permanece internado em um hospital, onde se comunica por escrito e por meio de gestos --ferimentos o impedem de falar.
Dzokhar disse ainda que ele e o irmão agiram por conta própria, isto é, sem qualquer ligação com grupos terroristas, motivados pelo fervor religioso.
Desde o início das investigações, pessoas que conheciam os irmãos Tsarnaev disseram que Tamerlan, o mais velho, tinha adotado havia alguns anos uma posição islâmica extremista.
Com base nos interrogatórios de Dzhokhar, as autoridades dizem acreditar que os irmãos de fato não receberam orientação externa e que passaram por um processo de autorradicalização por meio de sites na internet.
Na segunda-feira (22), um juiz federal foi ao hospital onde Dzhokhar está internado, leu seus direitos e o acusou de "uso de arma de destruição em massa" contra pessoas e propriedades.
Captura nos EUA teve câmera especial e robô; reveja
Manual da Al Qaeda
Perguntas sem resposta
O atentado a bomba na Maratona de Boston matou três pessoas e deixou mais de 200 feridos. Dois irmãos de origem tchetchena, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, são os principais suspeitos de terem promovido os ataques. Um deles morreu em tiroteio com a polícia, o outro está sob custódia
Segundo o FBI, os irmãos usaram nos atentados duas bombas confeccionadas com panelas de pressão.
Para a fabricação desses explosivos, eles usaram um manual de instruções da revista "Inspire", uma publicação digital em inglês vinculada à Al Qaeda, de acordo com um funcionário americano citado pela rede "Fox News".
Os investigadores querem, agora, entrevistar a viúva de Tamerlan, uma jovem de 24 anos chamada Katherine Russell, que afirmou não saber nada do suposto envolvimento de seu marido nos atentados. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.