Topo

Após falha durante temporal em Teresópolis, sirenes da região serrana do Rio serão testadas todo mês

Do UOL, no Rio

17/04/2012 15h28

As sirenes instaladas nas áreas que oferecem risco em caso de fortes chuvas nos municípios da região serrana do Rio de Janeiro passarão por testes regulares a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, as simulações começam a partir de maio, e serão realizadas mensalmente, sempre no dia 10.

A medida foi articulada depois que quatro dos 20 equipamentos de alerta sonoro distribuídos pela cidade de Teresópolis não funcionaram no dia 6 de abril. Na ocasião, uma chuva forte atingiu o município, matou cinco pessoas e deixou cerca de mil desabrigados. Os bairros mais afetados foram Pimentel, Perpétuo e Fonte Santa --onde as sirenes deveriam ter sido acionadas.

Segundo a Prefeitura de Teresópolis, a falha foi causada por um problema técnico no sistema 3G. O método de conexão já foi substituído por fibra ótica. Outra opção seria a conexão por radiotransmissão.

O governo municipal admitiu que a ineficiência do sistema de prevenção dificultou a retirada dos moradores, e abriu um procedimento para investigar as circunstâncias da falha.

Em toda a região, foram colocadas 73 sirenes --o plano original de prevenção prevê a instalação de 82. Os 20 equipamentos do município de Teresópolis passaram por manutenção após a última ocorrência de chuva forte na região, há cerca de duas semanas.

Nova Friburgo, a cidade que recebeu o maior número de sirenes, possui 35 equipamentos de emissão de alerta sonoro, das quais 14 já foram acionados apenas nos primeiros dias de janeiro de 2012. Apesar de a Defesa Civil municipal ter registrado, no início deste ano, vários casos de deslizamento de terra, sendo 58 em áreas de risco, não houve consequências mais graves.