Topo

Chuva causa deslizamentos e enchentes em cidades do Espírito Santo

Flávia Bernardes

Do UOL, em Vitória

14/05/2012 17h36

Cidades do Espírito amanheceram em estado de alerta nesta segunda-feira (14) após a forte chuva iniciada na noite de domingo (13). O temporal, que ainda não deu trégua, deixou bairros da Grande Vitória ilhados. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) registrou a queda de muros e de árvores, deslizamentos e até a queda de um carro em uma vala em Vitória.

A ocorrência mais grave aconteceu no município de Guarapari, na localidade de Jabuti. Segundo a Defesa Civil, as chuvas concentradas em um curto espaço de tempo provocaram a elevação abrupta do rio que corta a região, gerando um deslizamento que destruiu três casas. Oito pessoas se feriram e foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, e foram transferidas para unidades de saúde da região.

A cidade de Vitória foi seriamente afetada por alagamentos que complicaram o trânsito. Em Vila Velha, a região da grande Cobilândia ficou intransitável. Moradores dos bairros Cobilândia e Rio Marinho chegaram a protestar na divisa entre os dois bairros, queimando pneus e exigindo melhorias no escoamento das águas da chuva na região, que fica alagada por dias após as chuvas.

 No município, já há oito pessoas desalojados e três famílias desabrigadas.

Em Cariacica, ao menos 30 bairros já foram fortemente afetados pela chuva. Uma garagem e parte de uma residência desabou no bairro São Geraldo durante a madrugada, deixando os moradores com ferimentos leves.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da meia-noite deste domingo até a manhã desta segunda (14) choveu 171,8 milímetros –o que representa mais que o dobro da média mensal, que é de 85,7 mm, segundo o meteorologista Bruce Fontes.

No município de Alfredo Chaves, chove desde as 22h de domingo e o volume registrado até o momento foi de 205 mm.

A previsão do Incaper é que a frente fria que está sobre a região continue provocando pancadas de chuva no Estado.