Chuva causa deslizamentos e enchentes em cidades do Espírito Santo
Cidades do Espírito amanheceram em estado de alerta nesta segunda-feira (14) após a forte chuva iniciada na noite de domingo (13). O temporal, que ainda não deu trégua, deixou bairros da Grande Vitória ilhados. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) registrou a queda de muros e de árvores, deslizamentos e até a queda de um carro em uma vala em Vitória.
A ocorrência mais grave aconteceu no município de Guarapari, na localidade de Jabuti. Segundo a Defesa Civil, as chuvas concentradas em um curto espaço de tempo provocaram a elevação abrupta do rio que corta a região, gerando um deslizamento que destruiu três casas. Oito pessoas se feriram e foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, e foram transferidas para unidades de saúde da região.
A cidade de Vitória foi seriamente afetada por alagamentos que complicaram o trânsito. Em Vila Velha, a região da grande Cobilândia ficou intransitável. Moradores dos bairros Cobilândia e Rio Marinho chegaram a protestar na divisa entre os dois bairros, queimando pneus e exigindo melhorias no escoamento das águas da chuva na região, que fica alagada por dias após as chuvas.
No município, já há oito pessoas desalojados e três famílias desabrigadas.
Em Cariacica, ao menos 30 bairros já foram fortemente afetados pela chuva. Uma garagem e parte de uma residência desabou no bairro São Geraldo durante a madrugada, deixando os moradores com ferimentos leves.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da meia-noite deste domingo até a manhã desta segunda (14) choveu 171,8 milímetros –o que representa mais que o dobro da média mensal, que é de 85,7 mm, segundo o meteorologista Bruce Fontes.
No município de Alfredo Chaves, chove desde as 22h de domingo e o volume registrado até o momento foi de 205 mm.
A previsão do Incaper é que a frente fria que está sobre a região continue provocando pancadas de chuva no Estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.