Topo

Após 24h de chuva, João Pessoa tem 31 comunidades ribeirinhas em alerta

Valéria Sinésio

Do UOL, em João Pessoa

19/06/2012 20h25

Trânsito caótico, casas alagadas e 31 comunidades ribeirinhas em alerta. Essa é a situação de João Pessoa (PB) após 24 horas de chuva forte. Nesta terça-feira (19), o deslizamento de uma barreira em uma área de risco deixou uma adolescente de 17 anos soterrada por mais de uma hora. O estado de saúde dela é considerado grave. De acordo com a Defesa Civil municipal, nas últimas 24 horas já choveu mais de 50% do total previsto para o mês de junho na cidade. A previsão é que a chuva continue amanhã, porém, de forma moderada.

A Defesa Civil, em nota, informou que está monitorando as áreas de risco (comunidades ribeirinhas e pontos de alagamento) desde a madrugada, para evitar possíveis tragédias. O coordenador do órgão, Noé Estrela, disse que durante todo o dia de hoje foram registradas 35 ocorrências. "Os problemas foram resolvidos de forma rápida. As famílias das áreas de risco foram retiradas e realocadas para abrigos provisórios com todo o suporte necessário nesse momento emergencial", disse.

Dentre as ocorrências registradas está a da barreira que desmoronou e deixou a adolescente ferida. Quatro casas foram atingidas e as famílias entraram em desespero. Em algumas casas, a água destruiu todo os móveis. Em outra comunidade, na zona sul, 20 moradias foram alagadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, neste momento a situação está controlada, mas o alerta continua.

No início da manhã de hoje, duas árvores centenárias caíram na lagoa do Parque Solon de Lucena, principal cartão-postal de João Pessoa. Quatro veículos foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. No final da manhã, a lagoa transbordou e o trânsito no local teve de ser desviado. Quem precisou do transporte coletivo, teve de ter muita paciência e esperar por até duas horas os ônibus que pareciam não chegar.

As principais vias de acesso da capital paraibana ficaram alagadas. Em muitos pontos, a água atingiu quase um metro de altura, e poucos motoristas se arriscaram a passar. A chuva provocou congestionamentos em praticamente todos os bairros de João Pessoa, nem as vias alternativas resolveram o problema do caos no trânsito. Um percurso feito normalmente em 20 minutos, levou mais de uma hora.