Topo

Número de afetados por chuva e vendaval já passa de 18 mil no Paraná

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

05/06/2012 10h44Atualizada em 05/06/2012 19h19

Apesar da diminuição do volume de chuva, a tempestade que atinge o Paraná desde domingo (3) continua causando estragos. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o número de afetados já chega a 18.532 pessoas.

Segundo a última atualização do balanço da Defesa Civil, em todo o Estado são 933 desalojados e 205 desabrigados. Além disso, 557 casas ficaram danificadas, e 17 foram totalmente destruídas.

A situação mais crítica é no município de Tunas do Paraná (região metropolitana de Curitiba), atingido por fortes vendavais na noite desta segunda (4). A cidade tem 600 pessoas afetadas, sendo que 300 desalojadas. Segundo a Defesa Civil, outras 150 pessoas estão desabrigadas. Todas as famílias que tiveram as casas destelhadas foram alojadas no ginásio municipal.

Outro município com problemas é Manoel Ribas (região central do estado) que tem 2.000 pessoas afetadas em decorrência de enxurradas e inundações ocorridas na segunda-feira (4). Pelo menos 200 pessoas estão desalojadas no município.

Pelo menos 17 municípios foram listados pela Defesa Civil como os mais afetados do Estado, são eles: Almirante Tamandaré; Apucarana; Araucária; Guarapuava; Guaratuba; Iretama; Marmeleiro; Manoel Ribas; Mato Rico; Nova Tebas; Paranaguá; Pinhão; Piraquara; Pitanga; Reserva do Iguaçu; Tunas do Paraná e Vitorino.

Em Araucária, pelo menos 200 pessoas estão desalojadas e a cidade tem mais de 5.000 afetados. Apesar dos números, segundo a Defesa Civil, nenhuma cidade declarou situação de emergência por enquanto.

De acordo com o Instituto Simepar, a chuva deve continuar na maior parte do Paraná ao longo do dia. Apesar de a frente fria que está sobre o Estado estar se deslocando para a região Sudeste, as condições ainda são favoráveis ao mau tempo.

Nesta segunda em Curitiba, o acúmulo de chuva chegou a 60 mm, quando a média para todo o mês de junho é de cerca de 100 mm.