Topo

Com previsão de chuva forte, região serrana do Rio entra em atenção; jovem se fere após queda de muro

Júlio Reis

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/11/2012 16h49

Os municípios fluminenses de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim entraram em estágio de atenção no sistema de alerta de cheias do Inea (Instituto Estadual de Ambiente do Rio) nesta quarta-feira (7). A previsão é de que até o fim de semana chuvas moderadas e fortes se precipitem na área.

Na madruga desta quarta, uma adolescente acabou se ferindo no distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, depois que um muro de contenção que estava sendo construído para deter uma encosta caiu e atingiu sua casa.

A adolescente, que dormia em seu quarto, chegou a ficar presa nos escombros, mas foi socorrida e levada para o hospital com ferimentos leves. Os outros moradores da residência não se machucaram.

A Defesa Civil de Nova Friburgo disse que o muro era construído sem responsabilidade técnica e que, provavelmente, mesmo com a baixa precipitação registrada nos últimos dias, sofreu infiltrações, que levaram a sua queda. Duas casas vizinhas, além da afetada, foram interditadas após uma vistoria realizada na manhã de hoje pelo órgão no local, que é considerado de risco por seu histórico de acidentes.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o município está preparado para as ações que se façam necessárias com a chegada do verão e o intenso período de chuvas.

Em Petrópolis, a Defesa Civil informou que também está preparada para as chuvas, que no momento são fracas e esparsas. Simulados, palestras e outros trabalhos têm sido realizados para prepararem a população.

Já em Teresópolis, onde ainda não há registros de chuvas fortes, a Defesa Civil disse que os núcleos de bairros tem se reunindo frequentemente e que há verificação constante dos sistemas de alerta por sirenes. O município planeja ainda um simulado com os moradores das localidades de risco para do dia 29 deste mês.