Topo

Multidão de apoiadores aguarda Lugo em frente ao Senado paraguaio em Assunção

Guilherme Balza

Do UOL, em Assunção

22/06/2012 13h11Atualizada em 22/06/2012 14h46

Uma multidão de apoiadores aguarda o presidente paraguaio, Fernando Lugo, em frente ao Senado nesta sexta-feira (22). Em breve, Lugo deve deixar o Palácio Presidencial e percorrer a pé as três quadras que separam o palácio do Senado para fazer a sua defesa no processo de impeachment aberto contra ele ontem.

No caminho, porém, ele deve falar à massa formada por integrantes de organizações camponesas e partidários políticos, separados por um cordão de isolamento. Há muitos policiais da Tropa de Choque nas ruas da região, que está fechada para o tráfego de veículos. A maioria do comércio na área está fechado, mas no restante da cidade está normal.

Dez ministros de Lugo já chegaram ao Senado. Um dos senadores que apoiam o presidente, Carlos Filizzola, disse que a maioria do Senado não aceitou bem a posição da Unasul, que criticou o processo de impeachment alegando que pode ferir "princípios democráticos".

Segundo ele, quatro dos 45 senadores já se mostraram contrários ao impeachment e trabalham para angariar mais apoio. São precisos 30 votos para aprovar a saída de Lugo do poder.