Topo

No Rio, evento do PMDB para declarar apoio a Aécio vira "bandejão"

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

05/06/2014 14h47Atualizada em 26/06/2014 14h25

A chapa "Aezão", formada pelo PSDB do senador Aécio Neves e pelo PMDB do Estado do Rio de Janeiro, do governador Luiz Fernando Pezão, além de integrantes do PSD, foi oficializada nesta quinta-feira (5) durante almoço em uma churrascaria da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, para promover a pré-candidatura de Aécio à Presidência da República.

O encontro reuniu pelo menos 58 prefeitos e 54 deputados federais e estaduais, segundo o presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani. Com muitos militantes e convidados, o restaurante com capacidade para 820 pessoas ficou superlotado, o que fez com que algumas pessoas reclamassem da dificuldade para se locomover. "É o bandejão do Aécio!", afirmou um militante, que pediu para não ser identificado.

Segundo a equipe de Aécio, apesar das dificuldades, o "Aezão" superou as expectativas. O público esperado era de 400 a 700 pessoas. "Nunca estive em um evento de tanta densidade política. Aqui estão mais de nove partidos, senadores, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e tantos outros companheiros que ajudam a construir as suas agremiações partidárias", comentou o presidente regional do PSDB no Rio, Luiz Paulo Corrêa da Rocha.

Com mais de uma hora de atraso, Aécio Neves chegou ao local do almoço acompanhado do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, e foi recebido por Picciani e Luiz Paulo, além do secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes (PP), e do líder do governo do Estado na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Corrêa (PSD).

"Fui surpreendido pela dimensão que tomou esse encontro. Quando começamos a pensar em um entendimento, imaginava que íamos encontrar hoje algumas das mais expressivas lideranças do Estado. (...) O que aconteceu foi mais do que isso", disse o senador. "Esse é o mais importante evento político de toda essa campanha eleitoral que agora se inicia."

Algumas figuras conhecidas do cenário político fluminense, a exemplo do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), do presidente regional do PSD, Índio da Costa, entre outros, estiveram presentes.

Entre uma foto e outra, Aécio teve certa dificuldade para ingressar no restaurante e chegar ao palanque improvisado. Em razão do tumulto, ele não falou com os jornalistas na chegada ao evento, e sua equipe informou que ele só daria entrevistas ao fim do encontro.

Em seu discurso, Picciani abodou dois temas que devem fazer parte da estratégia eleitoral de Aécio no duelo com o PT da presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição. A "liberdade de imprensa" e a o "combate ao aumento de preços e à inflação" foram mencionados pelo menos três vezes pelo representante do PMDB.