Topo

PMDB é pilar da governabilidade, diz Renan Calheiros em convenção do partido

Marina Motomura

Do UOL, em Brasília

02/03/2013 11h27

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), disse neste sábado (2), na Convenção Nacional do PMDB, em Brasília, que o partido tem sido o pilar da governabilidade nos governos democráticos do Brasil.

"Saio daqui com a certeza que o PMDB vai ajudar o Brasil, vai garantir a governabilidade. Governabilidade é uma palavra que tratam de maneira pejorativa, que associam às crises. Mas o PMDB, em todos os momentos, nas crises ou não, foi o pilar da democracia", disse Renan, aplaudido pela militância que lotou o auditório do centro de convenções Brasil 21. Os militantes gritavam "Renan é povo, é PMDB" e "Renan é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".

Segundo o senador, na convenção, o PMDB "dá mais uma vez uma demonstração da sua força. da sua vitalidade, da sua coesão". "O PMDB vive um momento único. Na eleição da presidente Dilma e do vice-presidente Michel [em 2010], o PMDB deu uma demonstração de coerência", declarou.

Renan falou ainda da economia brasileira e enfatizou que o país deve crescer mais. "Estamos fazendo economia [no Senado], acabando com redundância, acabando com sobreposição. O crescimento é a vocação econômica do país. Nós precisamos crescer não 0,9¨% [referindo-se ao PIB divulgado ontem]. Precisamos crescer 4%, 5%, 6, 7 %. Isso precisa voltar a acontecer porque esta é a nossa vocação¨", declarou.

O presidente do Senado também lembrou o processo de democratização do Brasil. "O PMDB conquistou nas ruas a democracia. O PMDB estabilizou a economia do Brasil. O PMDB participou de todas as revoluções silenciosas, e a maior delas foi a Assembleia Nacional Constituinte [1987], convocada pelo presidente José Sarney, que está aqui do nosso lado".