Topo

Pesquisa Ibope mostra que Dilma venceria eleição de 2014 em primeiro turno

Do UOL, em São Paulo

18/11/2013 18h20Atualizada em 18/11/2013 21h49

A presidente Dilma Rousseff venceria em primeiro turno a disputa presidencial nas eleições de 2014 em todos os cenários válidos mostrados pela pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (18) , que foi realizada em parceria com o jornal "O Estado de S.Paulo" e as Organizações Globo.

A candidata do PT à reeleição não precisaria de um segundo turno para manter-se na Presidência da República contra os possíveis candidatos de oposição: o senador mineiro Aécio Neves ou o ex-governador de São Paulo José Serra pelo PSDB; o governador de Pernambuco Eduardo Campos ou a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva pelo PSB.

Na disputa contra Aécio e Campos, Dilma seria eleita em primeiro turno com 43% dos votos, contra 14% do tucano e 7% do socialista.

No levantamento feito pelo mesmo Ibope --encomendado também pelas Organizações Globo e o jornal "O Estado de S.Paulo" há quase um mês--, Dilma anotou 41%, Neves tinha os mesmos 14% e Campos registrava 7%.

Se a escolha do PSB fosse a ex-ministra Marina Silva, e a do PSDB fosse Aécio, Dilma teria 42%, contra 16% da candidata do PSB e 13% do senador tucano por Minas Gerais.

No levantamento anterior, a petista somava 39% contra 21% de Marina. Neves manteve-se no mesmo patamar de 13%.

No cenário em que Dilma enfrenta Serra e Marina, a presidente teria 40% das intenções de voto, contra 17% do tucano e 15% da socialista.

Na pesquisa Ibope anterior, a petista registrava 39%, contra 21% de Marina e 16% de Serra.

Caso a petista enfrentasse Serra pelo PSDB e Campos pelo PSB, ela teria 41% das intenções de voto, enquanto Serra registraria 19%, contra 7% de Campos.

No levantamento Ibope de outubro, Dilma tinha 40%, contra 18% do tucano paulista e 10% do socialista pernambucano. 

Instituto repete levantamento com cenário "impossível"

O instituto voltou a pesquisar um quinto cenário --considerado impossível de acontecer em razão do prazo legal para a troca de partidos já ter se esgotado--, em que a presidente Dilma enfrenta todos os possíveis pré-candidatos de oposição.

Nessa simulação, a candidata do PT à reeleição teria 37% dos votos, contra 14% de Serra, 12% de Marina, 9% de Aécio e 4% de Campos.

Na pesquisa anterior, Dilma registrou 35%, enquanto Marina tinha 16%; Serra, 13%; Aécio, 9%, e Campos, 5%.

Atual presidente bate todos adversários em um eventual segundo turno

Nas simulações de segundo turno entre os pré-candidatos considerados pela pesquisa, a candidata do PT à reeleição vence todos seus adversários de oposição.

Caso Dilma enfrentasse Aécio, a petista teria 47% das intenções de voto contra 18% do tucano. No levantamento anterior, Dilma tinha os mesmos 47%, contra 19% de Aécio.

No duelo contra Marina, a atual presidente registra 44% contra 24% da socialista. Na pesquisa de outubro, a petista tinha 42% e a ex-ministra do Meio Ambiente 29%.

Em uma eventual repetição do segundo turno que decidiu a eleição de 2010, Dilma teria 45% contra 21% de Serra. Em outubro, a petista registrou 44%, e Serra, 23%.

A disputa entre a petista e o atual governador de PE, Dilma somaria 48% das intenções de voto, enquanto Campos teria 12%. O levantamento anterior mostrava a atual presidente com 45% contra 18% do socialista.

O levantamento ouviu 2.002 eleitores entre os dias 7 e 11 de novembro, em 142 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Dilma passa a ser a candidata menos rejeitada

O levantamento realizado pelo Ibope também pesquisou a rejeição dos possíveis candidatos à Presidência da República, que mede o porcentual de eleitores que não votaria em um concorrente de maneira alguma.

Os números mostram que a atual presidente Dilma Roussef passou a ser a candidata menos rejeitada entre os possíveis concorrentes, posto que era de Marina Silva no levantamento anterior.

José Serra mantém-se como o candidato com a maior taxa de rejeição, com 49%, seguido por Eduardo Campos (42%), Aécio Neves (39%), Marina Silva (37%) e Dilma Rousseff.

Na pesquisa de outubro, Serra tinha 47%, contra 40% de Aécio, 39% de Campos, 38% de Dilma e 31% de Marina.

Avaliação, aprovação e confiança dos brasileiros em Dilma mantêm-se estável

O levantamento feito pelo Ibope também pesquisou a opinião sobre o governo Dilma Rousseff, que registrou algumas oscilações, mas todas elas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, o que indica estabilidade nos indicadores registrados em outubro.

A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 39% dos entrevistados, regular para 36% e ruim ou péssima para 26%. No levantamento anterior, a avaliação era de, respectivamente, 38%, 35% e 26%.

A pesquisa também mostrou que 51% dos brasileiros confiam na atual presidente --patamar que era de 49% na pesquisa de outubro. Em relação à aprovação, 55% dos que opinaram dizem aprovar Dilma, patamar que era de 53% no levantamento anterior.