Topo

Bolsonaro reforça ataques ao TSE para tentar 'terceiro turno' se perder

26.out.2022 - Bolsonaro durante coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, em Brasília. - Pedro Ladeira/Folhapress
26.out.2022 - Bolsonaro durante coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, em Brasília. Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL

27/10/2022 06h57Atualizada em 27/10/2022 06h57

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (27). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) pretende usar um relatório com diversas fragilidades sobre suposta supressão de inserções do presidente em rádios do Norte e Nordeste como uma forma de estender um debate jurídico sobre a legitimidade das eleições se perder no segundo turno.

..........................

O tiro pode sair pela culatra na ação movida pela campanha de Bolsonaro alegando irregularidades em inserções de rádio. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou o processo e ainda pediu à Procuradoria Geral Eleitoral que apure se foi cometido crime eleitoral, em tentativa de tumultuar o segundo turno de votação. Bolsonaro chiou. Criticou Moraes e disse que irá "às últimas consequências dentro da Constituição" em relação à propaganda no rádio.
..........................
Antes da decisão de Moraes, 3 das 8 rádios citadas em auditoria encomendada por Bolsonaro disseram que podiam provar que puseram no ar as inserções do presidente. E uma rádio disse que não veiculou as peças porque o PL, o partido de Bolsonaro, não enviou o material.
..........................
Leonardo Sakamoto lista oito pontos que mostram que o caso das rádios é mais uma cortina de fumaça. E José Roberto de Toledo destaca que o caso serviu para desviar a atenção dos tiros dados por Roberto Jefferson em policiais federais. Para Carolina Brígido, Bolsonaro usa o "RádioGate" como seguro para sua eventual derrota.
..........................
Depois de ter sido exonerado, um assessor do TSE foi à Polícia Federal dizer que tinha sido dispensado por ter apontado falhas em inserções de rádio que teriam prejudicado Bolsonaro. O tribunal chamou de "falsas e criminosas" as declarações e afirmou que o servidor foi afastado por assédio moral. Bolsonaro já usou o caso em um comício, em Minas Gerais, dizendo que o PT e o TSE "têm muito a explicar".
..........................
CORRIDA ELEITORAL

Enquanto erros prejudicam Bolsonaro nas redes sociais e o obrigam a ficar na defensiva, Janones impulsiona Lula na reta final.
..........................
Michelle pressiona, e igrejas evangélicas aumentam apelo pró-Bolsonaro às vésperas do segundo turno.
..........................
Graciliano Rocha
conta que a Faria Lima já trata virada de Bolsonaro como possibilidade remota.
..........................
ASSÉDIO ELEITORAL

Não param de surgir denúncias de pressão ilegal contra o voto em Lula. Só em Minas Gerais, são mais de 300 casos sob investigação. Em um deles, a Justiça do Trabalho sujeitou um frigorífico à multa de R$ 1 milhão caso cometa novas irregularidades. A empresa promoveu um evento pró-Bolsonaro em que obrigou os funcionários a vestir camisetas com o slogan e o número de urna do presidente.
..........................
O assédio eleitoral atinge mais os pobres, segundo o procurador-geral do Trabalho.
..........................
A investida contra Lula também tem como alvo profissionais liberais e empresas. Listas em grupos bolsonaristas incentivam boicote a "petralhas", "comunistas" e "esquerdistas" no Paraná e em Santa Catarina. Em Goiás, um madeireiro bolsonarista convocou um boicote contra comerciantes que votam em Lula.
..........................
A campanha de Lula pediu ao TSE o monitoramento de 81 perfis bolsonaristas no Twitter e no Telegram, dizendo que propagam informações falsas sobre o petista, ameaçam instituições democráticas e tentam desestabilizar o processo eleitoral.
..........................
Mais um capítulo na novela do tiroteio em Paraisópolis que levou Tarcísio de Freitas a interromper um ato de sua campanha e resultou em uma morte: um tenente da PM disse que adulterou o local do incidente, recolhendo cartuchos, estojos, um carregador de pistola, coldre, um celular e um relógio.
..........................
Em sabatina UOL/Folha, ontem, Fernando Haddad disse que "Tarcísio não tem como não cair nas garras de Edir Macedo". Hoje os dois se enfrentam em debate na Globo; o que está em jogo?

..........................
A FRASE

Rezo para que Nossa Senhora Aparecida proteja e cuide do povo brasileiro, para que o libere do ódio, da intolerância e da violência.
Papa Francisco, ontem, durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano.
..........................
PRA FICAR DE OLHO

Hoje à noite sai pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente.
Às 22h, a Globo faz debates com candidatos ao governo de São Paulo, da Bahia, do Rio Grande do Sul e de Pernambuco.

******************
PARA PENSAR

Christian Dunker propõe seis provas para ajudar a separar a verdade da mentira nestas eleições.

******************
O BRASIL NA LONA

Fatia de quem ganha até dois salários mínimos cai, mas ainda passa de 90%.

******************
NA NEWSLETTER DO MAURICIO STYCER

O lançamento, em novembro, do plano de assinatura da Netflix que em troca de redução da mensalidade insere publicidade no streaming, antecede outra novidade: medição de audiência do serviço. Com isso, fica mais parecida com a TV aberta, destaca Stycer. Para receber toda quarta as novidades da TV e a análise da cobertura jornalística, cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER CARROS DO FUTURO

O destaque na semana é bem pé no chão: pneus, que graças a novas tecnologias prometem rodar até 500 mil quilômetros. Para receber o boletim toda quarta, inscreva-se.

******************

Mundo da bola

inter - Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo - Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo
Alan Patrick, do Inter, comemora gol contra o Ceará pelo Brasileirão
Imagem: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

De virada, o Inter derrotou o Ceará (2 a 1), subiu para segundo no Brasileirão, garantiu vaga na Libertadores e impediu o título antecipado do Palmeiras. Prolongou a expectativa da comemoração, diz Juca Kfouri.
..........................
O Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 0. Cano marcou os dois gols e mira artilharia que só Neymar e Gabigol conseguiram nos últimos dez anos, destaca Rodrigo Coutinho. O Timão estava nervoso e foi totalmente dominado, diz Menon.
..........................
O Palmeiras venceu por 1 a 0 o América de Cali e passou para a final da Libertadores Feminina, contra o Boca Juniors.
..........................
Na Liga dos Campeões, o Bayern de Munique venceu o Barcelona por 3 a 0. O time espanhol não tem mais como avançar no torneio.
..........................
A Inter de Milão goleou (4 a 0) o Viktoria Plzen.
..........................
Os resultados da rodada.

******************

Telona

demo - Divulgação/Lionsgate - Divulgação/Lionsgate
Jacqueline Byers no filme 'A Luz do Demônio'
Imagem: Divulgação/Lionsgate

Estreia hoje A Luz do Demônio. No filme, uma freira que consegue permissão para acompanhar aulas de exorcismo é ameaçada por um demônio.
..........................
Também chega às salas de cinema Super Quem?, comédia francesa sobre as confusões de um ator que ganha o papel do super-herói BadMan, sofre um acidente e passa viver como se fosse o personagem.
..........................
E uma indicação de Thiago Stivaletti, para ver antes das eleições de domingo: Argentina, 1985.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

A Rússia fez ontem exercícios militares simulando a resposta a um ataque nuclear. A operação envolveu submarinos nucleares, bombardeiros estratégicos e mísseis balísticos.

******************
PELO MUNDO

No Irã, um atentado assumido pelo Estado Islâmico deixou 15 mortos.

******************

No corpo dos famosos

jade - Lucas Ramos/Brazil News - Lucas Ramos/Brazil News
Jade Picon | Saint Laurent
Imagem: Lucas Ramos/Brazil News

Fenda máxima de Jade Picon e sutiã estrela de Beyoncé: o que está na moda?

******************
BOAS INICIATIVAS

Quilombos atacados por Bolsonaro salvam mata preservada: "damos exemplo".