Topo

Clássica do Rio, Banda de Ipanema esquenta praia com marchinhas de Carnaval

Marina Lang

Colaboração para UOL, no Rio

02/03/2019 17h13

Em clima de tranquilidade e descontração, os veteranos da Banda de Ipanema conduzem hoje o bloco com marchinhas tradicionais na concentração da rua Gomes Carneiro, no bairro da zona sul do Rio que leva o mesmo nome que a banda. 

O bloco, que é um clássico da cidade, existe desde 1965. Conduzido por membros que o acompanham há décadas, é um dos que mais enchem no Rio, já que seu trajeto segue pela orla da praia de Ipanema - momento em que banhistas se juntam à Banda de Ipanema.

Caso da aposentada Cecilia Gomes Simionato, 77. Empolgadíssima com um pequeno guarda-chuva de frevo nas mãos, um adereço na cabeça e muito glitter rosa nas bochechas, a septuagenária era pura emoção. 

"Eu venho desde o primeiro desfile, venho todos os anos e gosto muito. Hoje o desfile vai ser bom", disse, em meio a passos de samba. 

Outra veterana de 1965 é a sambista Almerinda Ferroglio, 88.  "Ela só está triste porque a irmã dela, que é mais velha, não veio hoje", disse Eliana Oviedo, sobrinha que a acompanhava junto com a filha de Almerinda, Rosana Ferroglio. 

"Elas costumavam vir as duas sozinhas, mas esse ano a irmã não pôde vir, é a primeira vez que ela não vem porque está doente", continuou Eliana.

Com bordados brilhantes com retratos da pintora mexicana Frida Kahlo e borboletas no penteado, a drag queen Carlos Carvalho, 55, veio do México, onde reside atualmente, para brilhar na festa. 

"Fazia cinco anos que eu não vinha para a Banda de Ipanema. Vim diretamente do México para passar esse Carnaval no Brasil maravilhoso", celebrou Carvalho. "Apesar dessa crise que a gente está vivendo, esse país vai ir adiante, a gente vai conseguir, com #elenão", continuou. 

"A expectativa para hoje é grande, cada vez a banda cresce mais, cada vez tem mais gente e o Rio de Janeiro continua lindo", empolgou-se. 

Faixas etárias diversas se reuniam aguardando a saída do bloco. De perucas coloridas e brilhantes a fadas e cocares, os foliões não se intimidaram com o tempo chuvoso desta tarde de sábado no Rio.

Até por volta de 17h, nenhum incidente havia sido registrado, segundo a PM. Nem a polícia, nem a organização souberam estimar a quantidade de presentes até essa faixa horária, quando a rua Gomes Carneiro já estava completamente tomada por carnavalescos.

Veteranos do bloco que não quiseram se identificar disseram que a Banda de Ipanema está mais cheia que os últimos anos.

"Tem que ter estrutura", queixou-se um deles, que frequenta o bloco todos os anos. "Vendem muitas camisetas e aí quer todo mundo entrar no cordão de isolamento", completou o outro.

A reportagem do UOL presenciou ao menos cinco grandes tumultos que se debelaram rapidamente até cerca de 18h. Empurra-empurras também foram testemunhados. Ainda não há estimativa do público presente. O bloco percorre a avenida Vieira Souto, que está tomada pelos foliões, mesmo com a chuva intensa que cai no final desta tarde no Rio.

Juliana Paes volta ao Rio de jatinho para brilhar no Carnaval

RedeTV! Entretenimento

CarnaUOL