Topo

Teresópolis (RJ) decreta situação de emergência devido à chuva da última sexta

Do UOL, em São Paulo

10/04/2012 12h00

A Prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, decretou estado de emergência nesta terça-feira (10) por conta das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Só na sexta-feira (6), choveu na cidade 220 mm em um período de quatro horas, volume esperado para todo o mês de abril. Cinco pessoas morreram.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do município e é válido por 90 dias, com possibilidade de ser prorrogado por mais 90. Nesse período, a administração municipal fica autorizada a contratar, sem necessidade de licitação, tanto serviços quanto equipamentos e mão de obra necessários ao reparo dos estragos e apoio a desabrigados e desalojados. O decreto ainda autoriza a prefeitura a realizar campanhas de arrecadação de recursos para facilitar as ações de assistência.

Segundo relatório da Defesa Civil divulgado hoje de manhã, a cidade tem 480 construções interditadas e teve 610 vistorias técnicas nos últimos quatro dias, com 196 pessoas alojadas em quatro pontos de apoio.

No decreto publicado hoje, são listados os bairros mais atingidos --tais como Alto, Comary, Quinta Lebrão, Barra do Imbuí, Fazendinha, Albuquerque, Três Córregos, Vargem Grande e Prata dos Aredes, por exemplo.

O documento ainda declara de necessidade pública a utilização temporária do Panorama Country Clube, no bairro Panorama, pelo prazo de 90 dias, para acolhimento de desabrigados, e autoriza as secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Desenvolvimento Social a compor frentes de trabalho destinadas a organizar o gerenciamento do abrigo.

O prédio estava desativado desde 2007 e passará hoje por vistoria das equipes do município.