Teresópolis (RJ) decreta situação de emergência devido à chuva da última sexta
A Prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, decretou estado de emergência nesta terça-feira (10) por conta das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Só na sexta-feira (6), choveu na cidade 220 mm em um período de quatro horas, volume esperado para todo o mês de abril. Cinco pessoas morreram.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do município e é válido por 90 dias, com possibilidade de ser prorrogado por mais 90. Nesse período, a administração municipal fica autorizada a contratar, sem necessidade de licitação, tanto serviços quanto equipamentos e mão de obra necessários ao reparo dos estragos e apoio a desabrigados e desalojados. O decreto ainda autoriza a prefeitura a realizar campanhas de arrecadação de recursos para facilitar as ações de assistência.
Moradores de Teresópolis reparam danos causados pelas chuvas
Segundo relatório da Defesa Civil divulgado hoje de manhã, a cidade tem 480 construções interditadas e teve 610 vistorias técnicas nos últimos quatro dias, com 196 pessoas alojadas em quatro pontos de apoio.
No decreto publicado hoje, são listados os bairros mais atingidos --tais como Alto, Comary, Quinta Lebrão, Barra do Imbuí, Fazendinha, Albuquerque, Três Córregos, Vargem Grande e Prata dos Aredes, por exemplo.
O documento ainda declara de necessidade pública a utilização temporária do Panorama Country Clube, no bairro Panorama, pelo prazo de 90 dias, para acolhimento de desabrigados, e autoriza as secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Desenvolvimento Social a compor frentes de trabalho destinadas a organizar o gerenciamento do abrigo.
O prédio estava desativado desde 2007 e passará hoje por vistoria das equipes do município.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.