Topo

Ataque de Israel a escola da ONU usada como refúgio em Gaza mata 15

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 12h09Atualizada em 24/07/2014 13h58

Ao menos 15 pessoas morreram e 200 ficaram feridas em bombardeios atribuídos a Israel contra um abrigo da ONU na faixa de Gaza nesta quinta-feira (24). O local, uma escola da Agência de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNWRA) em Beit Hanoun, era usado por dezenas de pessoas como refúgio dos últimos confrontos na região entre Israel e o Hamas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o bombardeio foi "terrível", mas que "as circunstâncias ainda não estão claras".

Ban afirmou que funcionários da ONU estão entre os mortos.

Israel afirmou que está investigando o incidente e que o Hamas também estava disparando foguetes na região.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

Este foi o quarto ataque a uma instalação da ONU desde o início da ofensiva militar de Israel, em 8 de julho. Pela Convenção de Genebra, instalações do organismo são invioláveis.

Ashraf al-Kidra, porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, disse que os mortos e feridos na escola estavam entre as centenas que vêm buscando proteção dos pesados combates armados. 

Em 17 de julho, a UNWRA anunciou ter descoberto 20 foguetes do Hamas escondidos em uma de suas escolas vazias em Gaza. Na última terça-feira (22), mais foguetes foram encontrados, em outra escola vazia do organismo em Gaza.

Seis integrantes de uma mesma família e uma criança de um ano e meio de idade foram mortos no ataque, que aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira (24), de acordo com informações da polícia de Gaza e de autoridades de saúde. Outras 20 pessoas foram feridas, e equipes de resgate buscavam vítimas em meio aos escombros.

A chefe humanitária da ONU, Valerie Amos, disse que é “vital” chegar a um cessar-fogo.

“Nós temos 118 mil pessoas se abrigando em escolas da ONU, as pessoas estão ficando sem comida. Água também é uma séria preocupação”, declarou à BBC.

De acordo com Amos, residentes da faixa de Gaza também estão ficando sem alimentos.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou hoje que lamentava cada morte de palestinos civis, mas que elas eram “a responsabilidade do Hamas”.

Agentes da ONU afirmaram que têm tentado, durante o dia todo, uma negociação com o Exército de Israel para que civis possam usar uma ‘janela de tempo’ nos bombardeios para deixar a área, mas isso ainda não havia sido concedido.

Segundo Chris Gunness, porta-voz da agência de Obras Públicas e Socorro para os refugiados palestinos, o Exército de Israel havia sido formalmente informado das coordenadas do abrigo em Beit Hanoun justamente para evitar ataques.

O IDF (Forças de Defesa de Israel, em inglês), disse em um comunicado que estava em meio a um combate "com terroristas do Hamas na área de Beit Hanoun, que estavam usando infraestrutura de civis e símbolos internacionais como escudos humanos".

"Durante a tarde, vários foguetes lançados pelo Hamas da faixa de Gaza caíram na área de Beit Hanoun. O IDF está revisando o incidente", disse o comunicado.

Israel insiste que faz o máximo para evitar baixas entre civis, mas alega que o Hamas coloca os palestinos em perigo ao esconder armas e militantes em áreas civis.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, condenou a violência dizendo que Israel mirava pessoas deslocadas e "cometia massacres". (Com BBC e agências internacionais)